Bellingham x Griezmann. Saka x Dembélé. Foden x Mbappé. Harry Kane x Giroud. Individualmente, o jogo entre Inglaterra e França, neste sábado, às 16h, no Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022, reúne disputas empolgantes. Coletivamente, não é diferente. Dois campeões mundiais, com ataques fortes, embalados por boas vitórias nas oitavas. Quis o destino que o encontro fosse já no segundo mata-mata do Catar. Uma final antecipada que vai mandar para casa um gigante europeu. Quem avançar, ganha sobrevida e muita moral para buscar a taça.
Brasil em campo
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio será o árbitro do confronto, acompanhado dos auxiliares também do país: Bruno Boschilia e Bruno Pires. Será o quarto jogo do profissional no torneio. Wilton comandou as vitórias da Holanda diante de Senegal (etapa de grupos) e Estados Unidos (oitavas), além do triunfo da Polônia perante a Arábia Saudita, na primeira fase da Copa.
Após deixar a concentração da Inglaterra, antes do jogo contra Senegal, por conta de um assalto em sua residência, em Londres,o atacante Sterling retornou ao Catar e está à disposição do técnico Gareth Southgate para o jogo. A tendência, porém, é que fique no banco de reservas.
A maior preocupação dos ingleses é como parar o principal nome da França, Mbappé, artilheiro da Copa, com cinco gols. E já tem um atleta escolhido para a missão. “Se existe alguém capaz de parar Mbappé, esse é Kyle Walker. Já o enfrentou com o Manchester City contra o Paris Saint-Germain. Em velocidade pura, Walker é sem dúvidas o jogador mais rápido da Premier League. Defensivamente também é muito forte. É bom para nós termos ele. Minha única preocupação é concentrar os holofotes neste duelo Walker-Mbappé, quando ao lado tem (Olivier) Giroud, uma grande ameaça, (Antoine) Griezmann e os outros”, disse o ex-zagueiro inglês, John Terry.
Retrospecto no clássico europeu
França e Inglaterra já se encontraram outras duas vezes em Copas. Em 1966, ano em que o Mundial ocorreu em solo inglês e com conquista dos britânicos, vitória dos anfitriões por 2×0 na fase de grupos. O outro jogo foi em 1982, novamente com revés francês na primeira fase, por 3×1. O ganhador deste jogo pega o vencedor de Portugal e Marrocos.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua
Veja também
Copa do Mundo 2022 Copa do MundoPortugal encara Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo
Confira os últimos jogos das quartas de final na Copa do Catar, este sábado (10)
Fonte: Folha PE