O público não decepcionou e compareceu em peso à Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, para assistir a dramática partida entre Brasil x Croácia, pelas quartas de finais da Copa do Mundo, nesta fatídica sexta-feira (09).
A Mendes Orquestra, grupo formado nas redondezas, animava com frevos tradicionais quem timidamente chegava para ver no telão montando pela prefeitura, a disputa, que tempo mais tarde, ganharia ares de clássico e entraria para a história do futebol mundial. Até aquele momento, a festa estava linda.
Tudo começou a ficar feio mesmo e de fato constrangedor, beirando a vergonha alheia, quando a bola começou a rolar. Ainda na execução do Hino Nacional, a tela travou, deixando a plateia frustrada e cantando sem o tom da emocionante canção vinda das caixas de som.
Não demorou muito, as falhas ficaram mais evidentes, chegando a deixar parte da tela grande, escura. O problema se manteve por vários minutos, abrindo caminho para distorções e mais distorções ganharem protagonismo. Aquela altura, quem estava no meio da multidão, como eu, ouvia todo tipo de xingamentos endereçado a Mano Medeiros, alguns impublicáveis prefeito. Juro!
No final do primeiro tempo, enquanto a Recife Band Show, nova atração a se apresentar, oriunda do bairro de Coqueiral, trazia de volta o clima carnavalesco (muito boa, valeu a contratação), os mais revoltados deixaram o espaço, em busca de uma transmissão mais digna. Mas, a maioria resistiu e ali ficou, esquecendo as amadoras falhas técnicas quando Neymar no início da prorrogação, colocou a gorduchinha para balançar as redes croata, ficando arrasados minutos depois ao amargar o empate da seleção rival, vendo o sonho do Hexa morrer nos pênaltis.
Ao Blog, um dos responsáveis, reconheceu os erros. “Primeira vez, tudo serve como experiência”, justificou, garantido que na próxima, sabe-se lá quando, irão optar por sinal via fibra óptica, melhorando a qualidade das imagens oferecidas aos telespectadores jaboatonenses.
A ideia foi louvável, vale ressaltar e até parabenizo a gestão pela iniciativa. Busco, de forma firme na minha memória, e não consigo encontrar em antigas lembranças algo parecido naquele lugar. Lamento pelas imperfeições, queria que tudo tivesse saído perfeito, diferente, assim como o resultado final do agora tristonho e marcante jogo de futebol.
09/12/2022 às 16:30 – Por Andros Silva