O feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição é nesta quinta-feira (8) e milhares de fiéis já se concentram na celebração em homenagem à santa, padroeira afetiva do Recife. A programação dos últimos dois dias conta com missas, novenas, shows e uma maratona de missas que seguirá ao longo de toda a madrugada.
Nesta quarta (7), as missas ainda ocorrerão às 14h, 16h e 18h, contando também com uma novena solene e um show do padre João Carlos. “Vamos preparar nossos corações com canções religiosas”, destacou Padre Pedro Luís, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no morro homônimo, localizado na Zona Norte da capital pernambucana.
Foto: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco
Já na quinta (8), a Festa do Morro será tomada pelas maratonas de celebração que ocorrem a partir da 0h e seguem até as 19h, com missas intercaladas entre o palco do santuário e o Pátio de Nossa Senhora da Conceição.
Em seguida, ocorre a tradicional procissão, que vai se concentrar a partir das 15h em frente à sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, região central da cidade, de onde seguirá em direção ao morro Após a caminhada, a festa segue para a missa que dará encerramento ao evento.
Aposentada, Mauriselia Nunes ceio da cidade de Moreno, Região Metropolitana do Recife, em direção ao Morro da Conceição para fazer suas homenagens à santa da qual é devota. “Eu fui acometida de um problema renal, consegui fazer meu transplante e todo ano venho agradecer aqui no morro”, afirmou.
Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco
A festa também é uma oportunidade para o comércio local da região. O vendedor de artigos religiosos do Morro da Conceição Wemerson Silva contou, porém, estar insatisfeito com a movimentação deste ano. “Com relação ao ano passado, está muito diferente. O movimento está fraco, não tem muita romaria. Espero que amanhã melhore”, afirmou.
De acordo com Wemerson, os itens mais procurados pelos fiéis têm sido os terços e santinhos. Quem subir o morro em busca de alguma lembrancinha poderá encontrar imagens de gesso a partir de R$ 5. Já os terços e calendários estão saindo a partir de R$ 3.
Paulo Roberto Chaves aproveitou os preços em conta para garantir a lembrancinha dos parentes. “Levo sempre uma lembrancinha pra um ou pra outro, não deixo de levar. Uma camisa, um chaveiro, uma fitinha…”, afirmou.
Veja também
Folha Pet SaúdeRações arrecadadas durante campanha de prevenção à cegueira canina são entregues no Recife
AIT: entenda o diagnóstico de Renato Aragão