“A questão psicológica é fundamental para uma boa prova e bons condutores posteriormente no trânsito”. Assim, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Gustavo Carneiro Leão, abriu, na manhã do sábado passado (dia 3), a II Jornada Pernambucana de Psicologia de Tráfego da Abrapsit, no Beach Class Convention, em Boa Viagem – Recife. O presidente acrescentou que é preciso ter um foco mais objetivo no condutor, avaliando as necessidades atuais, entre elas, a direção como fonte de renda. Ainda na abertura, a presidente da Abrapsit-PE e gestora da Psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, destacou a importância da avaliação psicológica na contribuição para salvar vidas.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), contou com o apoio do Detran-PE. Também participaram da abertura, Marcos Murcabel, do Conselho Regional de Psicologia-PE, e Sheila Azevedo, chefe da Unidade de Psicologia do Detran-PE. O tema da abertura foi: “Valorização do trabalho da psicóloga e do psicólogo do trânsito e sua importância no processo de formação dos condutores como forma de preservar vidas no trânsito”. Também esteve presente a coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima.
A programação se estendeu durante todo o dia com temas variados relacionados à psicologia do trânsito. Ainda na parte da manhã, outra palestra abordou “As novas perspectivas de atuação em psicologia do trânsito”, com Janaína Sant’Anna, psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito e presidente da Abrapsit-RJ. Após o intervalo, novo tema foi a debate discutindo “Os aspectos cognitivos na perícia psicológica: importância da atenção, memória e inteligência”. O assunto foi abordado por Fabian Rueda, diretor de Relações Institucionais da Abrapsit, mestre e doutor em Psicologia.
No período da tarde, mais quatro temas foram apresentados por especialistas. O primeiro tratou da “Nomofobia e direção distraída pelo uso do telefone celular”, abordado pelo diretor nacional de Comunicação da Abrapsit, mestre e doutor em Psicologia da Saúde, Renan Soares Júnior. Em seguida foi a vez da palestra sobre “Perícia psicológica do trânsito – avaliação e escuta pericial”, desenvolvido pela presidente da Abrapsit-PE e gestora da área médica e psicológica do Detran-PE, Juliana Guimarães.
O terceiro debate da tarde foi sobre “A personalidade na perícia psicológica”apresentado pela psicóloga especialista em Psicologia do Trânsito e presidente da Abrapsit-MT, Maria Cristina Rezende. Finalizando a programação, foi realizada mesa redonda reunindo os debatedores Maria da Conceição Moura, Janaína Sant’Anna, Maria Cristina Rezende, Renan Soares e Juliana Guimarães. O grupo debateu “Os desafios da psicologia do tráfego e da avaliação psicológica diante das modificações legais e técnicas dos últimos anos”. O evento foi encerrado com sorteio de brindes com o público.
Foto: Paulo Maciel/Detran-PE
Fonte: Prefeitura de Caruaru