Com o início da 118ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, na próxima segunda-feira (28), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou uma operação especial de trânsito. De acordo com a pasta, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação.
Para a procissão de abertura, marcada para começar às 18h da segunda-feira, com concentração às 17h no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome na Zona Norte do Recife, os bloqueios serão itinerantes – ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público. O percurso seguirá pela avenida Norte e Largo Dom Luiz até subir o Morro da Conceição pela rua Itacoatiara.
Para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar a procissão, apresentações e homenagens à Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro.
Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a avenida Norte e com a rua Dois de Fevereiro, além de toda rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão interditados a partir da segunda-feira.
Os bloqueios só serão desfeitos à 1h da sexta-feira (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.
Encerramento
A procissão de encerramento, que terá concentração às 15h do dia 8 de dezembro, no estacionamento da Prefeitura do Recife, na avenida Cais do Apolo, também terá bloqueios itinerantes. A procissão sairá em direção à Ponte do Limoeiro, seguirá pela avenida Norte e subirá pela Estrada do Morro da Conceição.
É bom chegar cedo
A CTTU aconselha que os participantes cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e a oferta de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento.
Veja também
Justiça Atentado Ministro do STF determina adoção de medidas para proteger indígenas
Adolescente usa arma do pai e símbolo nazista em ataque a escolas