para-incentivar-a-adocao,-homem-da-meia-noite-agora-tem-o-calunguinha

Para incentivar a adoção, Homem da Meia-Noite agora tem o Calunguinha

Com muito frevo, animação, amor e responsabilidade, o Grupo de Estudo e Apoio à Adoção do Recife (Gead Recife) e o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite realizaram um evento simbólico de adoção do Calunguinha pelo Homem da Meia-Noite. A ação, que tem como tema “Adoção Amor Gigante”, promove mais visibilidade para a temática da adoção e expansão da cultura adotiva no Estado

O encontro simbólico aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), na sede do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife. 

Após dois anos sem desfilar devido à pandemia da Covid-19, o Calunga mais famoso das ladeiras de Olinda volta no próximo ano com o tema “Brincantes”. Todos os anos, além da festa, a agremiação realiza uma ação social junto com alguma instituição. Este ano, o Gead Recife é o grande parceiro escolhido pelo Homem da Meia-Noite

A partir desta quarta, o Gead Recife e o Homem da Meia-Noite publicam vídeos com orientações sobre adoção e informações da temática em suas redes sociais. 

De acordo com o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho, a parceria com a instituição simboliza um pensar coletivo

Presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambucxo

“Ao longo do tempo, criamos uma sociedade extremamente individualista, talvez por isso que nós vivemos o caos que nós vivemos hoje. O hábito da coletividade é fundamental nas nossas vidas. Quando a gente adota uma criança, é porque ela precisa da gente, mas a gente também precisa dela. Antes de ser um gesto de solidariedade, é um gesto de coletividade, de acolhimento”, relatou Luiz. 

Este ano, o Gead Recife, um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Brasil, completou 25 anos de atuação. Para o presidente do Gead Recife, Valdemir Rodrigues, o envolvimento do Homem da Meia-Noite com a instituição ajudará a quebrar conceitos, paradigmas e preconceitos que permeiam o tema da adoção

Presidente do Gead Recife, Valdemir Rodrigues. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

“A gente recebe com uma imensa alegria e gratidão o Homem da Meia-Noite, porque vai dar visibilidade para a causa da adoção. O público, os seguidores e os fãs do Homem da Meia-Noite vão todos discutir sobre adoção, não que a gente viva um momento de dificuldade de visibilidade, mas, quanto mais, melhor, a gente soma”, afirmou. 

No evento, o fundador do Gead Recife, Luiz Schettini, recebeu uma miniatura do Calunga em homenagem a sua atuação no mundo da adoção. A entrega foi realizada pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho. Também estiveram presentes a vice-presidente do Gead Recife, Suzana Schettini; o presidente da Associação Pernambucana de Grupos de Apoio a Adoção (Apega), Charles Leite; e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.  

Os artistas pernambucanos Nádia Maia, Rogério Rangel e Ed Carlos também participaram do momento. Emocionado, o cantor e compositor Ed Carlos, revelou que a sua tia o adotou ainda criança

Artistas pernambucanos Rogério Rangel, Nádia Maia e Ed Carlos. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

“Eu sou um filho adotivo e tive o privilégio de ser criado por dona Severina, a minha tia. A minha mãe biológica nunca me abandonou, mas ela não podia cuidar de mim quando criança e ela me doou para a minha tia, que tinha 4 filhos, era recém viúva e me pegou para criar. Ela me dizia ‘Meu filho, quando você entrou na minha casa, entrou a felicidade, nunca mais a gente passou fome’”, lembrou.  

“A minha família hoje é imensa porque os meus primos se tornaram meus irmãos também e tenho muito orgulho disso que eu estou falando agora”, afirmou o artista.

A cantora Nádia Maia destacou que muitas crianças e adolescentes estão esperando uma família para serem acolhidos com amor e carinho. 

“Que a gente tenha essa grandiosidade desse movimento que está sendo iniciado aqui, pelo Homem da Meia-Noite e por nós, artistas, para que essas pessoas tenham visibilidade e que a gente possa viver em um mundo mais feliz, com menos agressão e dividindo mais amor para as crianças e adolescentes tão necessitadas de acolhimento”, disse. 

Honrado em participar das ações sociais promovidas pelo Homem da Meia-Noite, o cantor e compositor Rogério Rangel pede que a sociedade reflita sobre a importância da adoção

“Se as pessoas pelo menos refletissem mais, pensassem mais na possibilidade de adotar uma criança, a gente não tinha tanta criança lavando parabrisa de carro, não tinha tanta criança dormindo embaixo da marquise e passando fome”, relatou. 

Veja também

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …