Leia Também
• Cães e gatos vira-latas são os favoritos do brasileiro, desvenda pesquisa
• Seu pet é obeso? Saiba como prevenir e lidar com o excesso de peso em cães e gatos
Por mais que o brasileiro esteja em clima de Copa do Mundo, a decoração natalina já começou a tomar forma com luzes, guirlandas e árvores. O uso de itens natalinos costuma chamar a atenção de gatos, então famílias com o pet precisam tomar mais cuidados. Os felinos podem subir nos artigos de decoração, derrubar enfeites e até mastigar luzes natalinas. O perigo maior não é sobre ter que refazer a decoração, mas sobre a vida do pet, que pode ser vítima de choques, comer peças pequenas e até cair de grandes alturas.
É natural o despertar da curiosidade do animal com mudanças no local em que vive. Não é maldade ou birra quando ele “destrói” algo novo, é apenas curiosidade com mais um local para explorar e brincar na casa.
Gato e árvore de natal
Para evitar que os gatos tentem comer a decoração da árvore de Natal, o que pode fazer com que o animal fique engasgado, é ideal que o tutor ponha a decoração em um ambiente restrito. Um cômodo com porta, como a varanda, ou uma área de acesso proibido para o animal já evita os riscos de precisar socorrer o bichinho com risco de morte por engasgo.
Caso não seja possível manter a árvore em um local fechado, o tutor pode manter a decoração longe de prateleiras ou locais de onde o gato possa pular diretamente para a árvore. Dificultar o acesso pode tirar a atenção do animal do novo objeto. É preciso se certificar de que não seja fácil de puxar ou empurrar, usando uma base sólida e pesada ou prendendo-a a uma parede com um pouco de arame para evitar que caia.
Acrescentar um novo brinquedo ou mais tempo para brincadeiras com o animal é uma estratégia eficiente para tirar sua atenção do que há de novo na casa durante os primeiros dias. Com o passar do tempo, o interesse do pet pode reduzir.
Além da árvore, decorações soltas e luzes apresentam riscos para o animal. O quão mais distante esses itens forem colocados do animal, mais segura ficará a casa para o pet. Luzes e penduricalhos devem ser mantidos próximos ao teto.
É também importante que outras decorações sejam pensadas considerando o animal como parte presente da casa, com materiais como feltro, papelão ou emborrachado. O seu animal faz parte da família e a decoração natalina não precisa ser perigosa para um membro da casa. Diversos tipos de materiais podem ser usados para que o animal não seja exposto a riscos.
Veja também
Publicidade Legal – 23 de Novembro de 2022 – Editais e balanços
LoteriaTrês apostas em Pernambuco acertam a quina da Mega-Sena