O cantor Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22), vítima de uma “paniculite complicada por sepse de origem cutânea”, como consta o boletim médico divulgado pelo Hospital Barra D’Or, onde ele estava internado desde 2 de novembro.
Paniculite é a inflamação da camada de gordura que fica abaixo da pele. Ela se manifesta a partir caroços sensíveis e vermelhos. Normalmente, surge em pessoas com determinadas infecções, lesões e doenças autoimunes.
A doença é caracterizada por nódulos macios e avermelhados que se originam na camada de gordura profunda sob a pele (subcutânea). Eles tendem a ser grandes, medindo vários centímetros de diâmetro. Os caroços são mais comuns nas pernas e nos braços e ocorrem com menos frequência nas nádegas, no tronco e no rosto.
Pessoas com paniculite podem apresentar outros sintomas de inflamação generalizada no corpo, como febre, dores musculares e articulares e sentir indisposição. No caso de Erasmo Carlos, ele foi acometido por uma sepse — uma inflamação generalizada que pode levar à falência dos órgãos.
Veja também
Streaming Dia do Músico “Wandinha” traz personagens da Família Addams em trama adolescente
Galeria Purgatório das Artes realiza programação para o Dia do Músico