Eleitores de três cidades paulistas voltam às urnas ainda esse ano.
Os municípios de Ribeirão Pires, Tanabi e Leme, todos no interior de São Paulo, vão ter eleições suplementares.
Os eleitores dessas cidades vão escolher novos prefeitos que vão cumprir o mandato até 2024.
Em Tanabi, a chapa que venceu as eleições em 2020 teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por gastos ilícitos na campanha e abuso de poder econômico. O pleito no município será no dia 27 de novembro.
Já em Ribeirão Pires, o prefeito Clovis Volpi, do PL, teve as contas da gestão entre 2009 e 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e tornou-se inelegível pela lei da Ficha Limpa. Só que a decisão da justiça chegou depois dele ter vencido a eleição de 2020. O mandato foi cassado e no dia 11 de dezembro os quase 100 mil eleitores da cidade escolhem um novo prefeito. Um dos candidatos é Guto Volpi, filho do prefeito cassado e atual prefeito interino.
Em Leme, depois de várias idas e vindas da justiça, a eleição suplementar foi marcada pela quinta vez pelo TRE. A eleição de 2020 foi anulada porque Wagner Antunes Filho, do PSD, teve a candidatura negada pela justiça eleitoral. A decisão final do Supremo Tribunal Federal foi pela nova eleição que será também no dia 11 de dezembro. Em Leme, mais de 75 mil eleitores estão aptos a votar, mas como há um único candidato disputando a vaga, o atual prefeito interino, Claudemir Borges, também do PSD, basta um único voto válido para decidir a eleição.
Fonte: Agência Brasil