21/11/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Prefeitura de Gravatá, inaugurou na última quinta-feira (17), o Centro de Projeto Orelhão Digital, para promover o acesso dos cidadãos aos serviços disponibilizados pelo poder público através de ferramentas digitais. A iniciativa fica localizada na Central do Cidadão, na Rua Sérgio Loreto, S/N, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Além dessa unidade, o município possui outra na Câmara Municipal. De acordo com a coordenadora do projeto, a promotora de Justiça Fernanda Nóbrega, “por Gravatá ser uma cidade turística, com grande afluência de pessoas, vários distritos e extensa zona rural, é importante a instalação de mais um orelhão para atender a demanda da população em relação a prestação de serviços que só podem ser – ou que também podem ser – realizados online”, disse.
“Em muitas áreas o serviço de internet não pega muito bem, principalmente na zona rural. Com o projeto, além de ter esse local equipado para realizar audiências virtuais e ter acesso a serviços como consulta, cadastros em programas sociais, visualização e impressão de antecedentes criminais, quitação eleitoral, entre outros, também haverá uma funcionária para orientar os cidadãos que necessitarem de apoio”, destacou o promotor de Justiça local, Ivan Viegas.
Na ocasião, além dos representantes do MPPE, estiveram presentes: o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, secretários e servidores municipais.
Sobre o projeto – No Orelhão Digital é possível realizar em um único ponto de atendimento alguns serviços da Celpe, Compesa, INSS, Detran, Expresso Cidadão, Delegacia de Polícia, redes municipal e estadual de saúde, Receita Federal, além de consultas a processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça de Pernambuco, bem como participação em audiências virtuais.