Para coletar informações sobre o comportamento dos condutores do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Johns Hopkins University, dos EUA, iniciou, nesta segunda-feira (21), uma pesquisa para medir a velocidade média dos recifenses em vias de diferentes portes na cidade. A ação é em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) e tem o objetivo de identificar o índice de respeito à velocidade máxima regulamentada nas vias.
Os pesquisadores estarão em 16 vias da cidade com equipamentos para medir a velocidade dos veículos e registrar se há excesso. O equipamento não vai gerar nenhuma notificação, mas vai dar informações à CTTU sobre o comportamento dos condutores na via. “Precisamos de estratégias para fazer com que o condutor respeite o limite de velocidade estabelecido na via porque a velocidade excessiva é um dos principais fatores de riscos de sinistros de trânsito. Isso pode ser feito por meio de ações de educação, de fiscalização eletrônica ou, ainda, de redesenho nas vias para induzir à redução de velocidade, como o estreitamento das faixas de rolamento”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Esta é a quarta rodada de pesquisa de comportamento sobre a velocidade no Recife e o indicativo é que, cada vez mais, o respeito tem aumentado. Na primeira rodada da pesquisa, em 2020, observou-se que o excesso de velocidade era, em média, 37% nas vias analisadas. Em 2021, o número caiu para 30%, o que revela um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada no local. Observou-se, ainda, que as motocicletas são os veículos mais propensos a acelerar e excedem, em média, em 44% a velocidade máxima regulamentada na via. O dado é importante para analisar as causas de sinistros de trânsito. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária, lançado nesta segunda-feira (21), os motociclistas representam 69% das vítimas feridas em sinistros de trânsito ocorridos em 2021.
Metodologia – Para realizar as análises, os pesquisadores vão às ruas com equipamentos medidores de velocidade dos veículos. As medições são feitas das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Desde 2020, a pesquisa é realizada com o objetivo de estabelecer um comparativo anual e, com isso, analisar se as políticas implementadas pela Prefeitura do Recife estão surtindo o efeito necessário na redução de velocidade e, ainda, se existe necessidade de intensificar as ações em determinada localidade. Ao todo, 16 locais foram observados. Entre eles, as avenidas Norte e Agamenon Magalhães, que tiveram a fiscalização por excesso de velocidade intensificada após as primeiras rodadas da pesquisa.