Antes do apito inicial, a partida entre Inglaterra e Irã já teve um momento curioso. Pela primeira vez desde 1950 o hino inglês foi utilizado com a versão “God save the King” (Deus Salve o Rei). Isso aconteceu por causa da morte da rainha Elizabeth II, que ficou 69 anos na realeza.
Com a morte da Rainha Elizabeth, o hino da Inglaterra mudou. Hoje, jogadores cantaram “God save the king” antes do jogo contra o Irã pic.twitter.com/Iu8Tywasyq
— Francisco De Laurentiis (@f_delaurentiis) November 21, 2022
A primeira vez que a Inglaterra participou de uma Copa do Mundo foi justamente em 1950, no Brasil. À época, quem comandava a monarquia era o Rei George VI. Em 1953, Elizabeth II tomou posse e ficou durante todas as copas seguintes, até a do Catar.
O hino do Reino Unido tem versões com mudanças em casos de um reinado de um homem ou uma mulher. Além da mudança entre “God save the King” (Deus salve o Rei) e “God save the Queen” (Deus salve a Rainha), há mudanças nos pronomes e ao longo do texto.
O Rei Charles III já foi proclamado, mas a coroação só vai acontecer em maio de 2023.
Apesar de ser o hino do Reino Unido, País de Gales, que joga nesta segunda (21) na copa, adota hino diferente para o futebol.
Protesto
Também antes de começar a partida, jogadores da seleção inglesa ajoelharam em forma de protesto contra o desrespeito aos direitos humanos no Catar.
A Inglaterra iria usar uma faixa de capitão com alusão à campanha “One Love”, que luta em favor da inclusão e contra a discriminação da população LGBTQIA . No entanto, desistiram da ideia após a Fifa ameaçar com possíveis sanções esportivas.
Veja também
copa do mundo 2022 Copa do MundoSete seleções europeias desistem de usar braçadeira “One Love” no Catar
Seleção Brasileira visita palco da final da Copa do Mundo
Fonte: Folha PE