Pernambuco brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 (JEBs), realizado no Rio de Janeiro, e os atletas da categoria 12-14 anos voltaram para casa com um recorde de conquistas na bagagem. Ao todo, a delegação pernambucana arrematou 67 medalhas nas séries ouro, prata e bronze na competição, sendo 17 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze. Os números demonstram também que o Estado mais que dobrou o total de medalhas conquistadas em relação à última edição dos jogos.
“Resultado histórico. Esse recorde de medalhas premia o profissionalismo e dedicação dos nossos atletas e dos seus técnicos. Por outro lado, é a consequência da prioridade e do investimento que a nossa gestão vem realizando no desporto educacional ao longo dos últimos anos. Momento de celebração para Pernambuco”, disse o secretário executivo de Esportes, Davi Oliveira.
Os JEBs são uma série de competições realizadas no Rio de Janeiro, organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Esporte, e conta com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). Foram utilizados três polos para as disputas dos jogos: Parque Olímpico, Universidade das Forças Aéreas (Unifa) e o Parque Aquático Júlio Delamare.
Os destaques de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) podem garantir vaga nos programas Bolsa Atleta PE e Bolsa Técnico PE em 2023, que preveem um percentual destinado aos alunos-atletas e treinadores que ficaram em evidência na competição escolar.
Confira abaixo todas as medalhas conquistadas pelo Estado. (12 – 14 anos)
– Karatê (1 ouro, 1 prata e 5 bronzes)
– Judô (1 ouro, 7 pratas e 1 bronze)
– Taekwondo (1 ouro e 1 prata)
– Xadrez (1 bronze)
– Ginástica Artística (3 pratas)
– Tênis de Mesa (1 bronze)
– Vôlei de Praia (1 ouro)
– Basquete (1 ouro e 1 prata)
– Natação (3 ouro, 5 prata e 5 de bronze)
– Atletismo (4 ouro, 2 prata e 3 bronze)
– Wrestling (3 de prata e 3 de bronze)
– Ginástica Rítmica (3 ouro, 2 prata e 1 bronze)
– Badminton (2 ouro, 1 prata e 2 bronze)
– Handebol (1 prata e 1 bronze)
Veja também
Futebol entrevistaSanta oficializa permanência do volante Daniel Pereira
CR7 diz que guarda cinzas do filho em casa e confirma que esteve perto de fechar com o City
Fonte: Folha PE