Cuidados básicos com a saúde e a realização de exames de rotina são as formas mais eficazes para identificar qualquer doença precocemente e iniciar o tratamento. Na Rede Municipal, público deve buscar serviço em mais de 150 unidades de saúde, além de laboratórios da rede conveniada. (Foto: Richardson Martins/Sesau)
No mês em que se celebram o Dia Internacional do Homem (19) e o Novembro Azul, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, tem reforçado a necessidade de os homens terem mais cuidados com a saúde de forma integral. Este ano, com o tema “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”, a campanha tem como objetivo aproximar o público masculino dos serviços de saúde, além de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A baixa adesão do público masculino às unidades de saúde é uma questão que deixa em alerta os profissionais da Atenção Básica, uma vez que isso dificulta o acompanhamento regular dos pacientes. Os cuidados básicos com a saúde e a realização de exames de rotina são as formas mais eficazes para identificar qualquer doença precocemente e iniciar o seu tratamento da forma correta, o que aumenta as chances de cura.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Recife, entre os anos de 2012 e 2022 (até agosto), a neoplasia maligna de próstata ocupou o segundo lugar em internações entre os residentes do sexo masculino na capital pernambucana, tendo 3.404 casos de hospitalizações, tanto na rede pública quanto na privada. Quanto à faixa etária, observou-se que o maior número de internações por esta doença ocorreu entre a faixa etária de 60 e 79 anos, totalizando 2.464 hospitalizações (72,4%).
Neste mesmo período, as mortes por câncer de próstata ocuparam o primeiro lugar entre as neoplasias do sexo masculino, com 1.531 óbitos (15,1%). A faixa etária com maior número de óbitos causados pela doença foi a de 80 anos e mais (44,2%), seguida pela de 70 a 79 anos (32,7%). A população acima de 60 anos corresponde a um total de 94,9% dos óbitos por câncer de próstata.
Como forma de prevenção do câncer de próstata, é indicado que homens entre 55 e 69 anos façam, regularmente, triagem e coleta de sangue para realização do exame PSA (antígeno prostático específico) – marcador sanguíneo que pode indicar qualquer alteração no órgão. Pacientes mais jovens que tenham histórico familiar de câncer de próstata grave em homens com menos de 65 anos ou condições clínicas (como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga) e comorbidades (hipertensão, diabetes e/ou obesidade) também podem ter indicação para fazer o teste. É importante salientar que o PSA não substitui o toque retal, em que o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata.
Na Rede Municipal de Saúde, os homens devem buscar a unidade de saúde de referência para ter acesso, primeiramente, ao exame de sangue e/ou encaminhamento para um urologista, quando necessário. A coleta é feita em mais de 150 unidades de saúde, além de laboratórios da rede conveniada à Prefeitura do Recife.
Os profissionais da Sesau também atuam, de forma rotineira, para sensibilizar e melhorar a adesão do público masculino nas unidades de saúde, promovendo, entre muitas atividades, uma busca ativa de homens que não têm registro recente de acesso ao serviço de saúde. Com ações básicas como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, abordagem para prevenção ao câncer de próstata, testagem de HIV e sífilis, além de orientações sobre como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), é possível, assim, ampliar os cuidados com a saúde de forma integral.
Além de realizar o acompanhamento médico regular e preventivamente, o homem deve adotar alguns hábitos saudáveis para reduzir os riscos de adoecimento, não só pelo câncer de próstata como também por outras doenças. Entre eles, estão a prática de atividades físicas, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, consumir alimentos de boa procedência.
ASSISTÊNCIA – A Política de Atenção Integral à Saúde do Homem foi implantada em 2014, na capital pernambucana, visando à promoção e prevenção da saúde do público masculino residente no Recife. Dentro da política, a Prefeitura do Recife possui diversas estratégias para aproximar os homens dos serviços de saúde. Uma delas consiste em incentivar o envolvimento consciente e ativo de homens em todas as ações voltadas para o planejamento reprodutivo. Na prática, os homens são estimulados a acompanharem suas parceiras nas consultas de pré-natal, preparando-os para o momento do parto e o exercício da paternidade com responsabilidade. Durante a consulta, eles também passam por exames de rotina e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Profissionais de saúde da rede também passaram por sensibilização para a necessidade do olhar diferenciado para o público-alvo. Na capital pernambucana, destaca-se ainda a integralidade com outras políticas estratégicas (Programa Academia da Cidade, Práticas Integrativas, LGBT, Mulher, Criança, População Negra etc), potencializando e ampliando o cuidado integral dos homens, que têm uma tendência de menor procura aos serviços de saúde.
LEI – Na capital pernambucana, outro benefício para garantir a construção de vínculos afetivos é a Lei Municipal 18.359/2017, que ampliou a licença paternidade para 20 dias para os servidores municipais, visando promover maior envolvimento dos pais no cuidado dos filhos.
CARTÃO DO HOMEM – Instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços a serem preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas e atividades nas Unidades Básicas, além das vacinas. Os usuários são orientados a levá-lo para todas as consultas.