Durante encontro com governadores da Amazônia na COP27, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que vai pedir à ONU para que o Brasil sedie a Conferência Climática em 2025. Segundo ele, o evento poderá ocorrer no Amazonas ou no Pará.
Essa reunião foi a primeira agenda pública de Lula no Egito. Ele recebeu das mãos de Helder Barbalho, governador do Pará, uma cópia da Carta da Amazônia, em que é feito o pedido para que o Brasil volte a dialogar com outros países e reforce os tratados de cooperação amazônica. Segundo Helder Barbalho, é preciso reforçar a cooperação e o desenvolvimento sustentável.
Lula reforçou que não pode haver distanciamento entre o presidente, governadores e prefeitos, que é preciso recuperar a “aliança federativa no Brasil” e que não se pode medir esforços para a preservação da floresta.
Lula fica no Egito até amanhã. Ele ainda fará um discurso e, na quinta, terá reuniões com representantes da sociedade civil e do Fórum Internacional dos Povos Indígenas. Na sexta, retorna ao Brasil, parando antes em Portugal para um encontro com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro ministro Antônio Costa.
Fonte: Agência Brasil