A oficina tem o apoio da Prefeitura de Olinda e acontecerá de 17 a 21 de janeiro, propondo aos participantes uma aproximação ao mamulengo e ao teatro de bo
Publicado por: Redação da Secom, em: 11/01/22 às 9:50
Por: Bárbara Lustosa / Sepactur
A oficina online Mamulengo Pernambucano e o Teatro de Bonecos popular do Nordeste é uma das 22 oficinas contempladas no Prêmio Oficinas Culturais, oferecidas pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.
As oficinas acontecerão entre 17 a 21 de Janeiro e terão ao todo 5 encontros, com 1 hora de duração e serão ministradas pela brincante e pedagoga olindense Mariana Acioli, com a participação do brincante e pedagogo paulistano, residente em Olinda, Allan de Freitas, ambos do Mamulengo Água de Cacimba. Os oficineiros contarão também com a participação de uma mestra e um mestre de Mamulengo da Zona da Mata (1 encontro com cada).
O projeto trará um panorama sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, patrimônio imaterial do País. Serão momentos com debates, análises e reflexões sobre Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. Os encontros trarão uma abordagem expositiva e reflexiva sobre a história do brinquedo, suas características, personagens e biografias de mestras e mestres dessas expressões teatrais genuínas da cultura brasileira.
“Poderão participar brincantes da cultura popular, profissionais da área de educação, artistas e pessoas interessadas a partir de 15 anos. Sem necessidade de conhecimento prévio”, explica Mariana Acioli.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no link https://bit.ly/3th0erL.
Sobre a Oficineira
Mariana Acioli de Siqueira Aguiar é filha de dois artistas, a atriz Ceça Acioli e o mestre mamulengueiro Afonso Aguiar, e cresceu nas lonas de circos e teatros. Mariana é Pernambucana de Olinda, criada em São Paulo, cidade onde se formou como atriz e figurinista, na Trupe Teatro de Torneado e em pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui formação em corte e costura e modelagem, e busca expressão estética na construção de figurinos e roupas.
Com o falecimento de seu pai, recebeu como herança a mala de mamulengos, e fundou o Mamulengo Água de Cacimba, a fim de dar sequência à tradição familiar. Desde então participou do 3° Festival Internacional de Teatro de Bonecos do Piauí, IX Janeiro Arretado de teatro, circo, dança e música para crianças em João Pessoa (PB), II Bonecos de Todo Mundo em Taguatinga (DF) e 11º Festival de Teatro de igarassu (PE).
SERVIÇO – Oficina online de Mamulengo e Teatro de Popular de Bonecos
Dias: De 17 a 21 de janeiro de 2022
Onde: Google Meet
Inscrição: https://bit.ly/3th0erL
Informações: (81) 98148-2728 (Whatsapp)
Este slideshow necessita de JavaScript.