Vai ser a última? Aos 37 anos, Cristiano Ronaldo vai ao Catar para uma provável despedida da Copa do Mundo. O cinco vezes Bola de Ouro tem a missão de liderar a boa geração de Portugal para o título inédito.
A classificação nas Eliminatórias Europeias foi dramática. Após perder para a Sérvia, os portugueses precisaram superar duas repescagens (Turquia e Macedônia do Norte) para ter o direito de disputar a Copa.
Além da presença de CR7, referência técnica e um líder, Portugal chega com um elenco bem qualificado para o Mundial. Ruben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva e Rafael Leão são alguns exemplos de jogadores que vão chegar em alta pelo bom desempenho nos clubes.
A única baixa de Portugal antes da Copa do Mundo foi o atacante do Liverpool, Diogo Jota, que era titular da seleção.
Vai ser competitiva?
A seleção de Gana, que esteve muito perto de ser a primeira africana a chegar nas semis na Copa de 2010, se classificou para o Catar de forma surpreendente. Os Estrelas Negras fizeram uma péssima campanha na Copa Africana de Nações, sendo eliminados na primeira fase com apenas um ponto.
Porém, a classificação veio após dois empates com a Nigéria, nas Eliminatórias. Com o volante do Arsenal Thomas Partey no comando do meio-campo, Gana vai tentar equilibrar os jogos contra as outras forças do grupo G.
A tradição Celeste
Com altos e baixos durante a campanha nas Eliminatórias, o Uruguai vai para a Copa do Catar com o sonho de conquistar o Mundo pela terceira vez.
Mesmo machucado e sem jogar desde setembro, o zagueiro do Barcelona Ronald Araújo foi convocado para o Mundial. O experiente Cavani também vai para o Catar com poucos jogos recentes.
A Celeste tem um elenco com bons valores no meio campo e ataque. Os volantes Bentancur e Valverde (um dos principais jogadores do Real Madrid), junto com o meia Arrascaeta, do Flamengo, e os atacantes Luis Suárez e Darwin Núnez.
Velocidade de Son
A geração liderada pelo atacante e ídolo do Tottenham Son Heung-min tem o objetivo de voltar a passar da fase de grupos. Nas últimas duas Copas, a Coreia do Sul ficou na primeira fase.
Na Rússia, apesar da eliminação, os sul-coreanos impactaram o Mundial com a vitória diante da Alemanha, que causou a saída precoce dos tetracampeões.
Veja as informações das seleções do Grupo H
Portugal
Seleção de Portugal. Foto: Divulgação/ Federação Portuguesa
Time-base: Diogo Costa; Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes; Rúben Neves, Willian Carvalho, Bernardo Silva, Rafael Leão e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo. (4-2-3-1)
Destaque: Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos.
Participações em Copas: 8
Melhor resultado: Semifinal
Cotação ao título: Corre por fora
Gana
Seleção de Gana. Foto Reprodução/ GFA Communications
Time-base: Wollacott; Odoi, Amartey, Djiku e Rahman; Partey, Iddrisu Baba, Andre Ayew e Kudus; Jordan Ayew e Iñaki Williams.
Destaque: Thomas Partey
Técnico: Otto Addo.
Participações em Copas: 4
Melhor resultado: Quartas de final
Cotação ao título: Cumprir tabela
Uruguai
Seleção do Uruguai. Foto: Reprodução/ AUF
Time-base: Rochet; Varela, M. Cáceres, Coates e Oliveira; Bentacur, Valverde, Vecino e Pellistri; Darwin Núñez e Luís Suárez.
Destaque: Luís Suárez.
Técnico: Diego Alonso
Participações em Copas: 14
Melhor resultado: Campeão (1930 e 1950)
Cotação ao título: Corre por fora
Coreia do Sul
Seleção da Coreia do Sul. Foto: Reprodução/ The KFA
Time-base: Seung-Gyu Kim; Yong Lee, Young Gwon Kim, Kyung Won Kwon e Chul Hong; Seung-Ho Paik , In-Beom Hwang, Woo Yeoung Jeong e Heung-min Son; Ui Jo Hwang e Hee Chan Hwang.
Destaque: Son
Técnico: Paulo Bento
Participações em Copas: 11
Melhor resultado: Semifinal
Cotação ao título: Zebra
Jogos do Grupo H:
1ª Rodada – 24/11
10h – Uruguai x Coreia do Sul | Cidade da Educação
13h – Portugal x Gana | Estádio 974
2ª Rodada – 28/11
10h – Coreia do Sul x Gana | Cidade da Educação
16h – Portugal x Uruguai | Lusail
3ª Rodada – 02/12
12h – Coreia do Sul x Portugal | Cidade da Educação
12h – Gana x Uruguai | Al Janoub
Veja também
Copa do Mundo FutebolApostando em jovens no ataque, seleção brasileira chega como um dos favoritos ao título no Catar
Santa se reapresenta nesta segunda (14) de olho na pré-Copa do Nordeste
Fonte: Folha PE