O município de João Pessoa recebe, a partir de 14 de novembro, o Programa de Educação Ambiental – Teatro e Oficina Robótica nas Escolas, que vai impactar, diretamente, 2000 alunos e 125 professores da rede pública de ensino de Cabo de Santo Agostinho. O programa é uma realização da Ecotransforma, NTICS Projetos e tem patrocínio da Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.
O objetivo do projeto é que os alunos possam dialogar sobre os problemas causados pelo lixo, principalmente na comunidade onde estão inseridos e entender como cada um pode ser protagonista de uma história diferente rumo à regeneração do planeta. “Vamos trazer essa questão para o dia a dia deles, isso faz com que entendam que, quando o assunto é preservação do meio ambiente, todas as pessoas têm um papel fundamental”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
A Dexco tem como premissa apoiar projetos nos municípios onde tem operação, priorizando a educação e o meio ambiente como tema. “Nós acreditamos que iniciativas como essa contribuem com o desenvolvimento social nas regiões onde estamos presentes, de forma efetiva e perene. Estamos felizes em patrocinar o Programa Educação Ambiental que, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade e estimula a percepção dos estudantes sobre os problemas socioambientais, propõe soluções locais às comunidades, a partir do reaproveitamento de materiais”, comenta Guilherme Setubal, Gerente de ESG da Dexco.
Através de jogos e brincadeiras, eles serão convidados a pensar sobre todos os aspectos ligados à reciclagem, que inclui não apenas o descarte correto dos resíduos sólidos, mas observar quanto é possível recusar materiais que possam virar lixo, e até reutilizar. “É o chamado 5 “R” da reciclagem. Quando você compra um item que pode ser levado na bolsa, por exemplo, você está sendo um consumidor consciente”, explica Ana Carolina.
O Programa de Educação Ambiental vai abordar ainda a Logística Reversa, que tem sido aplicado pelas empresas para garantir que os produtos produzidos tenham uma destinação correta depois de consumidos, ou quando precisam ser descartados por tempo de uso.
O programa inclui estações de atividades com mostra audiovisual, oficinas de brinquedos com reciclados, painel artístico, jogos, construção de uma cápsula do tempo com ideias de como seria para eles, uma cidade sustentável, e finaliza com uma peça de teatro sobre queimadas, consumo consciente e energia.
Os professores também vão receber capacitação para que o tema possa ser abordado em sala de aula de forma multidisciplinar.
Além de Cabo de Santo Agostinho, a Dexco está levando esse projeto para o município de João Pessoa, totalizando 4000 alunos e 250 professores.