A última edição do Boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (10), destaca o aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas pelas Covid-19 em quatro estados. São eles: Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Porém, devido ao tempo para que os dados entrem no sistema, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que o número de locais com tendência de alta pode ser maior. A análise do último boletim contempla o período de 30 de outubro a 5 de novembro.
“Como os dados laboratoriais demoram mais a entrar no sistema, é esperado que os números de casos das semanas recentes sejam maiores do que o observado nesta atualização, podendo inclusive aumentar o número de estados em tal situação”, diz o pesquisador, em comunicado.
Embora o Brasil tenha identificado casos da subvariante da Ômicron BQ.1, que tem demonstrado ter capacidade maior de provocar reinfecções, Gomes acredita que não é possível ainda atribuir uma nova onda às sublinhagens do Sars-CoV-2.
Para ele, pode ser uma questão da sazonalidade do vírus. Isso porque, embora as vacinas ainda protejam contra formas mais graves e óbitos, não são tão eficazes para conter a contaminação devido às mutações do patógeno.
“Diferente do Influenza e outros vírus respiratórios com tipicamente um pico por ano, a Covid-19 pode estar se encaminhando para uma realidade na qual a gente tenha que conviver com dois momentos do aumento da sua circulação”, afirma Marcelo Gomes.
Veja também
Solidariedade MundoFamílias atingidas pelas chuvas recebem doação de eletrodomésticos em Paulista
Reino Unido teve quase 400 crianças infectadas com HIV após transfusões de sangue contaminado
Fonte: Folha PE