adultos-acima-dos-50-anos-sao-mais-resistentes-a-se-vacinarem,-aponta-estudo

Adultos acima dos 50 anos são mais resistentes a se vacinarem, aponta estudo

Um estudo realizado em nove países, incluindo o Brasil, mostrou que pessoas com mais de 50 anos, apesar de preocupadas com a saúde, nem sempre buscam as vacinas disponíveis no sistema de saúde para se proteger contra doenças imunopreveníveis.

A pesquisa foi feita pela Kantar, em parceria com a farmacêutica GSK que produz vacinas e medicamentos, ouviu 9.902 adultos, de países como Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha, França, Canadá e Japão. A investigação mostrou que 81% dos entrevistados declararam ter feito check-up de rotina nos últimos 5 anos. No Brasil, esse percentual foi ainda maior, e chegou a 89%.

Quando perguntados sobre a imunização para a Covid-19, os números mostraram que 88% dos entrevistados receberam ao menos uma dose do imunizante. Porém, quando o assunto são outros tipos de vacinas para doenças que já possuem cobertura vacinal, os números caem expressivamente.

Esse é o caso da vacina para gripe, somente 56% disseram ter tomado nos últimos 5 anos. Em relação à vacina contra a pneumonia, a porcentagem dos entrevistados foi de apenas 14%.

A que protege contra a herpes zoster alcança um número ainda menor, de apenas 10%. No Brasil, a imunização contra pneumonia é indicada para pessoas com mais de 60 anos e que tenham comorbidades, já a para herpes zoster, só está disponível na rede particular de saúde.

Foram ouvidos também 685 profissionais de saúde, 72% deles afirmam que costumam dizer aos seus pacientes que eles estão na faixa etária recomendada para uma vacina. Outros 74% costumam dizer aos seus pacientes que, devido à idade, eles estão em risco aumentado de doenças infecciosas, mesmo que se sintam saudáveis.

Apresentar as respostas dos especialistas em saúde é importante porque 71% dos entrevistados consideram esses profissionais uma fonte-chave de informação, e a conclusão do estudo é que a abordagem deles pode influenciar na adesão das vacinas disponíveis.

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …