De hoje (8) até domingo (13), o 25º Festival de Dança do Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, vai oferecer mais 13 espetáculos, de variados estilos, além de batalha de passinho feminina, oficinas, debates e discussões sobre a dança, o passado e o futuro dos movimentos que se encontram na cidade. Todas as atividades são gratuitas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Depois de quatro dias de programação intensa e bastante disputada pelo público, a 25ª edição do Festival de Dança do Recife vai garantir mais uma semana de celebração na cidade, espalhando atrações pelas ruas, espaços públicos e teatros. De hoje (8) até o próximo domingo (13), todo dia será da dança na cidade da música e de tantas e tão enraizadas tradições culturais.
A programação, preparada e oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contará com mais 13 espetáculos, de variados estilos, além de batalha de passinho feminina, oficinas, debates e discussões sobre a dança, o passado e o futuro dos movimentos que se encontram na cidade. Todas as atividades são gratuitas.
Hoje, a programação recomeça às 16h, com Roda de Terreiro, na Praça do Diário, e segue, na quarta e na quinta (9 e 10), com mais quatro espetáculos, uma performance, no Mercado de São José, e a apresentação de uma pesquisa sobre dança afro em Pernambuco, na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro.
Também teve início hoje a etapa formativa do Festival, no Compaz Miguel Arraes e no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Até o dia 10, jovens atendidos nos dois equipamentos receberão noções básicas de dança popular e dança contemporânea, com as professoras Marcela Rabelo e Gardênia Coleto. Nas mesmas datas, Orun Santana ministra oficina de dança para crianças, no Centro de Educação Popular Maide Araújo (CEPOMA), atendendo à comunidade de Brasília Teimosa.
Da sexta (11) até o derradeiro dia 13, mais seis espetáculos serão apresentados, além de debate sobre internacionalização da produção local de dança e sambada de maracatu.
A 25ª edição do Festival de Dança do Recife encerra no compasso do futuro, celebrando o passinho numa batalha feminina, embalada pelo DJ 440, convidando o Recife a dançar a força das tradições que não cessam de nascer da mistura das ruas, corpos e criatividades recifenses.
Os ingressos para todos os espetáculos serão distribuídos gratuitamente, nas bilheterias dos equipamentos culturais, uma hora antes do início de cada apresentação.
Exposição – Além do palco, o Festival ocupará também as paredes do Teatro Hermilo Borba Filho, com a exposição/instalação Centelha, da artista Bruna Mascaro, que poderá ser visitada de terça a domingo, das 14h às 20h, de hoje até o dia 30 de novembro.
Homenageadas – A 25ª edição do Festival de Dança do Recife renderá homenagem não a uma, mas às várias mulheres que asseguram musculatura, força, emoção e história à dança popular na cidade. A homenagem coletiva será rendida às fundamentais: Adriana Frevo, Betânia Salustiano, Conceição dos Prazeres, Dadinha Gomes, Gaby Conde, Iaci Silva, Leila Nascimento, Lucélia Albuquerque, Lucicleide Maria, Marize Félix, Vilma Carijós, além da passista e Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra.
25º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE
De 3 a 13 de novembro de 2022
Homenagem Coletiva às Mulheres da Dança Popular
Adriana Frevo Betânia Salustiano Conceição dos Prazeres Dadinha Gomes Gaby Conde Iaci Silva Leilane Nascimento Lucélia Albuquerque Lucicleide Maracatu Nazareno Marize Félix Vilma Carijós Zenaide Bezerra
PROGRAMAÇÃO
DIA 8/11 (Terça-feira)
– 16h às 16h40: Roda de Terreiro
Artista/grupo: Cia ArteFolia (Recife)
Local: Praça do Diário
DIA 9/11 (Quarta-feira)
– 19h30 às 20h10: Arranca
Artista/grupo: Domingos Júnior (Recife)
Local:Teatro Hermilo Borba Filho
– 20h20 às 20h50: Rasura
Artista/grupo: Gabriela Carvalho, Mayara Ferreira e Yanca Lima (Recife)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
DIA 10/11 (Quinta-feira)
– 10h às 12h: TANDAN!
Artista/grupo: Cia. Etc. (Recife)
Local: Teatro Apolo
– 13h às 13h30: Centelha (performance)
Artista/grupo: Bruna Mascaro (Recife)
Local: Mercado de São José
– 16h às 17h: Apresentação da pesquisa Dança Afro PE
Pesquisadora: Janaina Santos
Local: Casa do Carnaval
– 20h às 20h50: Sopro D’Água
Artista/grupo: Gabriela Holanda (Olinda)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
DIA 11/11 (Sexta-feira)
– 19h às 19h55: Ser Rizoma
Artista/grupo: Lane Cardoso (Recife)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
– 20h às 21h20: ÉTÀ – OYÁ TUNDÊ
Artista/Grupo: Hellayne Sampaio (Recife)
Local: Teatro Santa Isabel
– 20h40 às 21h20: No Jogo da Dança
Artista/Grupo: Cia. de Dança Afro Daruê Malungo (Recife)
Local: Teatro Santa Isabel
DIA 12/11 (Sábado)
– 14h30 às 17h: Debate Roda de Internacionalização
Participantes: Consulado da França, Fervo Projetos Culturais, FETEAG, Instituto Cervantes, PCR/SECULT/FCCR, Aquarius Production
Mediação: Danilo Carias
Local: Teatro de Santa Isabel
– 16h às 17h30: Sambada de Maracatu
Artistas/Grupos: Maracatu Piaba de Ouro convidados (Recife)
Local: Parque Dona Lindu
– 19h às 19h30: Ara ti o jo
Artista/Grupo: Alisson Lima (Recife/São Paulo)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
– 20h às 20h40: Sobre Mosaicos Azuis
Artista/Grupo: Januária Finizola (Recife)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
DIA 13/11 (Domingo)
– 15h30 às 16h: Cambone
Artista/Grupo: João Petronílio (Salvador)
Local: Avenida Rio Branco
– 16h às 20h: Batalha de Passinho Só Mulheres DJ 440
Local: Rua do Bom Jesus (Recife Antigo)
DIAS 8 a 30/11
– 14h às 20h: Exposição Centelha
Artista: Bruna Mascaro
Local: Teatro Hermilo Borba Filho