Depois de sete anos sem poder promover o serviço, e após inúmeras tentativas por parte da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, Ipojuca retornou, nessa segunda-feira (07), o protocolo de atendimento de vacinação antirrábica humana, voltada para pessoas que tenham sido mordidas por cães, gatos e alguns animais silvestres. Até então, moradores de Ipojuca precisavam se deslocar até a cidade do Cabo de Santo Agostinho, que era referência para todo o Litoral Sul, devido a não entrega do imunizante por parte do Governo do Estado.
Com a volta do serviço, a primeira dose será aplicada na Emergência da UPA de Ipojuca, que funciona 24 horas, após avaliação do caso pelo profissional médico. A partir da segunda dose, o usuário será orientado no momento de sua avaliação médica ou alta do serviço hospitalar a procurar a Policlínica Severina Teles, também no Centro de Ipojuca, de segunda a sexta das 8h às 16h. “Além da primeira dose, é importante que a pessoa complete todo o esquema vacinal com as demais doses para garantir o efeito completo do imunizante sem riscos para a saúde do usuário que foi mordido”, informou a coordenadora do PNI Ipojuca, Kate Gomes.
Para a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, “essa volta do protocolo de atendimento da vacinação antirrábica humana representa uma grande conquista para o município e nossos cidadãos que não precisam mais fazer esse deslocamento até outra cidade. Não justificava a alegação de baixo estoque por parte do Estado, sendo que Ipojuca sempre apresentou toda a avaliação técnica e especificações para receber o imunizante”, destacou a gestora.
Dia D antirrábica animal – No último sábado (04), dentro da campanha 2022 de vacinação antirrábica animal, a Prefeitura do Ipojuca vacinou 3.721 cães e 1.832 gatos. Ao todo, foram 21 pontos de vacinação em todos os distritos do município. Para aqueles tutores que não conseguiram levar os animais no dia, a Saúde orienta a entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria de Saúde, através do telefone 0800 281 5161, para que sejam repassadas as informações de agendamento de novas datas e locais.
crédito da foto: Saúde Ipojuca