O plenário da Câmara dos Deputados estava cheio na tarde desta segunda-feira, não de parlamentares, mas de crianças e adultos, visitantes e servidores. Eles foram ao Congresso para ver o heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, receber o título de cidadão honorário do Brasil.
No Brasil para participar do Grande Prêmio de São Paulo no domingo, Hamilton fez uma rápida passagem por Brasília para receber a homenagem concedida pela Câmara.
Em discurso, Hamilton agradeceu ao apoio dos fãs, que gritavam e o aplaudiam constantemente. Após receber o título, as pessoas no plenário chegaram a gritar “Luis Amilton, Luiz Amilton”, em referência à recém brasilidade concedida ao piloto britânico.
“Eu não sabia o que esperar de hoje, mas ver todos vocês me estimulou de uma maneira que eu não esperava. Eu agradeço do fundo do meu coração”, disse.
A homenagem foi aprovada pelos parlamentares em junho deste ano em resolução proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE). Na época, Figueiredo justificou a homenagem pela ligação que o piloto britânico tem com o Brasil.
O parlamentar destacou o gesto que Hamilton fez quando venceu o Grande Prêmio (GP) de São Paulo no ano passado. Hamilton pegou a bandeira brasileira e deu uma volta adicional na pista agradecendo ao público de Interlagos, repetindo o ato de Ayrton Senna no GP de 1991.
Os amigos Júlia de Castro e Gustavo Fernandes, de 16 anos, visitaram a Câmara dos Deputados pela primeira vez na vida nesta quarta-feira. Moradores de Planaltina, há 60 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, viram a oportunidade para ver mais de perto o ídolo.
“Eu achei lindo ele citando o Ayrton, que é ídolo para todo brasileiro. Aquece nosso coração. Uma pessoa de fora que realmente ama nosso país e se importa”, disse Júlia, contando que chorou e gritou com a presença do piloto.
No plenário, o heptacampeão disse que tinha muitas memórias com o Brasil e lembrou que, quando criança, foi assistindo uma vitória de Ayrton Senna que decidiu se tornar campeão mundial.
“É honestamente a maior honra estar aqui recebendo a cidadania, eu realmente sinto que agora sou um de vocês, finalmente”, afirmou.
Yander Rosa, estudante de 20 anos, estava se programando desde semana passada para participar da cerimônia. Ele foi um dos fãs que conseguiu ficar nas cadeiras no centro do plenário, normalmente destinadas para os parlamentares.
“Eu nunca consegui ver tão de perto um piloto. Pra mim ver ele, que é um ídolo desde pequeno, é outra coisa, é muito bom, muito bom mesmo”, disse.
Além de piloto com mais vitórias na história da Fórmula 1, Hamilton também é reconhecido por levantar pautas sociais, como a luta contra o racismo, pela diversidade e pela defesa do meio ambiente.
“Como um homem preto nesse esporte, há ainda muito progresso para ser feito, mas estou comprometido para pressionar por mudança, por diversidade e fico tão inspirado quando venho para o Brasil porque vejo muita gente lutando pelas mesmas coisas, um público tão diverso e temos muito que podemos fazer juntos”, disse em seu discurso.
Campeão
O piloto está no Brasil para o GP de São Paulo deste ano, que acontece no próximo domingo (13). Hamilton já ganhou a corrida do Brasil em três oportunidades, 2016, 2018 e 2021, mas ainda não teve vitórias no campeonato deste ano e está em quinto na classificação.
Em nota, a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, disse que acompanhou a tramitação do projeto no Congresso e que a homenagem é merecida.
“A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil e os brasileiros o admiram, não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, disse.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez o discurso de abertura da sessão solene. O parlamentar ressaltou a conexão entre Hamilton e Ayrton Senna e afirmou que o título concedido é um reconhecimento por atitudes inspiradoras do piloto.
“Termos Lewis Hamilton presente entre cidadãos brasileiros engrandece essa Casa e esse país ao mesmo que enche de orgulho nossa sociedade. O povo brasileiero acolheu Hamilton como ídolo e como um dos seus, como o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria do coração”, afirmou.
Veja também
Sport FutebolLembra de todos? Sport utilizou 35 atletas na Série B; confira a lista
Veja a numeração dos atletas do Brasil na Copa do Catar 2022
Fonte: Folha PE