• Athuman Mtulya
  • Da BBC News Swahili em Dar es Salaam (Tanzânia)

Crédito, Charles Mwebeya TBC

Legenda da foto,

Parte do avião pode ser vista na água, cercada por barcos e equipes de resgate

Um avião de passageiros caiu no Lago Vitória, na Tanzânia, enquanto tentava pousar na cidade de Bukoba, à beira do lago.

O voo da empresa Precision Air transportava 43 pessoas, das quais 26 foram resgatadas e levadas ao hospital, segundo uma autoridade local.

Equipes de resgate e pescadores locais estão na área em busca de sobreviventes.

O avião está quase completamente submerso, com apenas a ponta traseira (conhecida como barbatana) acima da água, cercada por equipes de resgate e barcos de pesca.

Uma extremidade da pista do aeroporto de Bukoba fica bem ao lado do lago.

Equipes de emergência estão usando cordas para tentar puxar a aeronave ATR-42 para fora do Lago Vitória, o maior lago da África.

“Queremos ver se o trem de pouso está preso para que possamos pedir mais assistência técnica para empurrá-lo para fora das águas”, disse o alto funcionário regional Albert Chalamila.

Os dois pilotos e dois tripulantes estão entre as 17 pessoas ainda não encontradas.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, expressou suas condolências aos afetados pelo acidente e pediu calma enquanto a operação de resgate continua.

O avião estava voando da maior cidade da Tanzânia, Das es Salaam, para Bukoba via Mwanza, quando supostamente encontrou uma tempestade e fortes chuvas.

A Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia e é parcialmente controlada pela Kenya Airways. Foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e regionais.