A manhã desta sexta-feira (04), foi marcada por mais um momento histórico na educação do município. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de posse simbólica dos 11 grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino. São mais de 100 estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que a partir de hoje assumem suas responsabilidades como gremistas, para representar e se tornar a voz dos alunos no dia a dia. O evento aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir Costa.
O secretário de Educação do município, Francisco Amorim, destacou que essa iniciativa faz parte do processo de incluir mais pessoas na discussão da gestão das escolas. “A criação de grêmios coloca os estudantes em um cenário de empoderamento, para que se sintam no direito de participar ativamente da vida escolar”, disse o gestor. Para a concretização dos grêmios, foram desenvolvidas cinco etapas. Primeiro, a constituição da comissão pró-grêmio e, em seguida, a realização da assembleia geral para constituição da comissão eleitoral. Posteriormente, ocorreu a inscrição dos candidatos, que logo depois expuseram suas propostas, para que no fim, acontecesse as eleições.
Uma das gremistas empossadas foi a aluna Yasmim Sofia, da Escola Aderbal Jurema. “Estou muito feliz de poder representar todos os alunos e ajudar nas melhorias para a nossa escola”, afirmou. Dentre as instituições que ganharam um grêmio estudantil, estão as seguintes escolas: Joaquim do Rego, Paroquial São Miguel, Pedro Serafim de Souza, Aderbal Jurema, Jarbas Passarinho, Manoel Nogueira, Armando da Costa Brito, Mário Júlio do Rego, Padre Pedro, Marechal Humberto Castelo Branco e Manoel Luiz Cavalcanti Uchôa.