Etapa Nacional da competição foi realizada em São Paulo. Além das medalhas, um dos grupos ainda recebeu o prêmio de ‘Melhor Estratégia de Resgate’. (Foto: Prefeitura do Recife)
As escolas da Rede Municipal do Recife foram destaque na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, disputada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. No Nível 1, os recifenses conquistaram medalha de ouro e prata com as equipes Robotnik e Águia de Prata, das Escolas Municipais Doutor Rodolfo Aureliano e Antônio Farias, respectivamente. As equipes, com um total de oitos integrantes, foram formadas por alunos e alunas do 6º e 7º ano.
O prefeito do Recife, João Campos, parabenizou alunos e professores pela conquista. “Medalha de ouro e prata da Olimpíada Brasileira de Robótica vem para a Rede Municipal de Ensino do Recife. Que alegria a gente tem em ver uma política pública recifense ganhando uma competição nacional”, disse o prefeito. “Parabenizo alunos, professores, familiares, gestores e toda a comunidade escolar pela conquista. A gente acredita e aposta muito na educação”, finaliza.
Os estudantes compõem clubes de robótica formados dentro das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife e, anteriormente, conseguiram a classificação na etapa nacional da competição após um excelente desempenho nas etapas regional e estadual da Olimpíada, realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, no mês de agosto. Para a competição, a Prefeitura do Recife promoveu a participação de mais de 140 estudantes da rede pública municipal. Nesta competição, os alunos da equipe Robotnik contaram com a coordenação técnica do professor Pedro Ramalho e o time Águia de Prata teve como parceiro técnico o professor Cid Spindola.
Ao todo, o Recife enviou para São Paulo cinco equipes. Além da Robotnik e da Águia de Prata, representaram as cores de Pernambuco os times PH Robótica, da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, Supremos, da Escola Municipal Antônio Farias Filho e a Refúgios Tech Robotics, da UTEC Santo Amaro. Esta última, inclusive, ainda traz para casa o prêmio de ‘Melhor Estratégia de Resgate’.
Confira aqui a composição das equipes vencedoras:
ROBOTNIK – 1º lugar
Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano (alunos do 6º ano)
Professor Técnico: Pedro Ramalho
Integrantes:
Nauhan Nascimento Assunção
Pedro Ivo de Barros Costa Rodrigues
Samuel Vitorino Alves da Silva
Thiago Nathan Gomes da Silva
ÁGUIA DE PRATA – 2º lugar
Escola Municipal Antônio Farias Filho (6º e 7º ano)
Professor Técnico: Cid Spindola
Integrantes:
Pedro Henrique dos Reis Martins
Evellyn Vitória Barros Barbosa
Marryhelly Lourena Gonçalves da Silva
William da Silva Ramos