imersao-cientifica-2023-tem-suas-inscricoes-prorrogadas-ate-hoje-(17)

Imersão Científica 2023 tem suas inscrições prorrogadas até hoje (17)

Leia Também

• Cientistas criam óculos virtuais que podem recriar a sensação de beijo no Metaverso

• Cientista Político analisa corrida eleitoral dos presidenciáveis

• Primeiros seres humanos chegaram à América do Norte acompanhados de cães, afirmam cientistas

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) prorroga suas inscrições para a Imersão Científica 2023, do Programa Futuras Cientistas, até hoje (17). 470 vagas estão sendo ofertadas para alunas do 2º ano e professoras do ensino médio de escolas públicas estaduais regulares e de tempo integral, sendo 42 vagas de Pernambuco. É possível realizar sua inscrição a partir do formulário disponível no site gov.br/cetene, atentando-se para a exigência de documentos de acordo com o edital. As candidatas selecionadas receberão um auxílio de R$483 e material de apoio.

A Imersão Científica foi criada em 2012, e tem o objetivo de inserir meninas e mulheres em laboratórios de pesquisa para compreenderem, na prática, o cotidiano de uma cientista e da atividade científica. “Muitas meninas não pensam n este campo de atuação porque não se veem representadas nele. Não sabem que ele é um espaço também para elas. Entrar em um laboratório é apaixonante. Então, nós damos esse empurrãozinho”, comenta a criadora do Futuras Cientistas, Giovanna Machada.

As selecionadas deverão ter disponibilidade de 30 horas semanais, divididas entre o período da manhã (8h às 12h) e o período da tarde (conforme cronograma disponível no edital). O programa foi dividido em 5 semanas, com duração de 21 dias úteis e o total de 100 horas, entre os dias 3 e 31 de janeiro de 2023 em todo o Brasil, exceto no Acre, que acontecerá entre os dias 20 de janeiro e 17 de fevereiro de 2023, e no Pará, que acontecerá entre os dias 6 e 24 de fevereiro de 2023.

Das 470 vagas disponíveis no Brasil, 160 foram destinadas para alunas matriculadas em escolas regulares, 160 para alunas de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico, e 150 vagas para professoras. Em Pernambuco, 14 vagas são destinadas para alunas de tempo integral, 14 para alunas de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico e 14 para professoras.

Em Pernambuco, os planos de trabalho disponíveis de forma híbrida são: ‘Modelando epidemias: um primeiro passo na pesquisa em matemática’, com 4 vagas, na UFRPE; ‘Oficinas Experimentais como metodologia alternativa para o ensino de Química’, com 4 vagas, na UFPE; ‘O Fantástico Mundo das Moléculas: do DNA aos metabólitos’, com 4 vagas, no Cetene; ‘Química analítica e ambiental: explorando possibilidades analíticas para sensoriamento ambiental’, com 5 vagas, no Cetene; ‘Desvendando a fotossíntese’, com 4 vagas, no CRCN; ‘Atividade antimicrobiana de nanopartículas de prata obtidas por síntese verde a partir do extrato da erva-de touro (Tridax procumbens)’, com 5 vagas, no Cetene; ‘Energias renováveis e sua importância no nosso dia a dia: células solares sensibilizadas por corantes’, com 4 vagas, no Cetene; ‘Cosmética – Entendendo fatos e mitos através da formulação de um shampoo’, com 4 vagas, no Cetene; e ‘Admirável mundo microscópico na agricultura’, com 4 vagas, no Cetene. Somente o plano de trabalho ‘Vamos ser Cientistas? Da construção de um mini-laboratório aos experimentos científicos’ será realizado de forma remota, com 4 vagas, pelo Cetene.

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Heitor de Enoque se compromete em Construir Posto de Saúde no Alto do Santo Antônio, em Moreno

Durante caminhada no Alto de Santo Antônio, em Moreno, o candidato a prefeito de Moreno, …