Programa da Prefeitura do Recife promove a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)
Caminhada, musculação e aulas no polo da Lagoa do Araçá, na Academia da Cidade. A rotina da recifense Carol Cabral, 43, mudou completamente durante a pandemia. Com a balança marcando mais de 100kg e as taxas de saúde alteradas, ela decidiu investir nos exercícios físicos e o Programa Academia da Cidade (PAC), da Prefeitura do Recife, teve um papel importante nessa jornada. Foram 42kg eliminados ao longo de um ano e meio de disciplina. Números que se destacam e fortalecem a importância desse 11 de outubro, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
Os profissionais de educação física que integram os polos são parte fundamental, realizando atividades de ginástica, danças, jogos e esportes. E, para Carol, eles também fizeram a diferença. “A orientação dos professores Raquel, Renato e Oscar foi muito importante, pois sempre me acompanhavam nos exercícios e davam dicas de alimentação. Nunca fui magra, desde criança sempre tive problemas de sobrepeso, mas depois que engravidei nos anos 2000, engordei mais de 30kg”, conta a aposentada.
“Em 2004 fiz uma cirurgia bariátrica onde perdi mais de 50kg, mas em menos de um ano a cirurgia foi desfeita, pois tive complicações. Engordei tudo de novo e foi quando resolvi por conta própria mudar isso. Comecei a me exercitar com ajuda dos professores da Academia da Cidade e cortei alimentos de forma espontânea, mas não recomendo isso porque é preciso fazer com orientação médica”, complementa Carol.
Agora, com as taxas controladas, Carol mantém a rotina dos exercícios físicos diários no Polo da Academia da Cidade da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana praticando caminhada, corrida e pedalando de bicicleta pela cidade. “Essa iniciativa é muito positiva, pois mostra como se exercitar de maneira correta e com os exercícios físicos certos para cada idade. Além disso, os professores estão sempre buscando o nosso bem estar com a promoção de eventos, palestras e avaliações periódicas. É muito positivo e importante esse trabalho das academias da cidade e dos professores que sempre estiveram à minha disposição para tirar qualquer dúvida”, detalha.
O Programa Academia da Cidade (PAC) realiza diversas atividades para promover a saúde física da população. Com 42 polos espalhados pela cidade, as aulas são compostas por atividades como ginástica, danças, jogos e esportes. Os profissionais realizam também avaliação física e oferecem orientação para caminhada e corrida, como também palestras, rodas de diálogos, seminários e atividades culturais com a população.
“O Programa Academia da Cidade tem uma relevância importante para a saúde física dos recifenses. São 42 polos espalhados pelos bairros da cidade, promovendo a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando a melhoria da qualidade de vida da população”, detalha Tatiana Ferraz, coordenadora geral do PAC.
A estratégia do PAC é promover a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando à melhoria da qualidade de vida da população recifense.