programa-academia-da-cidade-do-recife-tem-papel-importante-no-combate-a-obesidade,-lembrado-neste-11-de-outubro

Programa Academia da Cidade do Recife tem papel importante no combate à obesidade, lembrado neste 11 de outubro

Programa da Prefeitura do Recife promove a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

Caminhada, musculação e aulas no polo da Lagoa do Araçá, na Academia da Cidade. A rotina da recifense Carol Cabral, 43, mudou completamente durante a pandemia. Com a balança marcando mais de 100kg e as taxas de saúde alteradas, ela decidiu investir nos exercícios físicos e o Programa Academia da Cidade (PAC), da Prefeitura do Recife, teve um papel importante nessa jornada. Foram 42kg eliminados ao longo de um ano e meio de disciplina. Números que se destacam e fortalecem a importância desse 11 de outubro, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. 

Os profissionais de educação física que integram os polos são parte fundamental, realizando atividades de ginástica, danças, jogos e esportes. E, para Carol, eles também fizeram a diferença. “A orientação dos professores Raquel, Renato e Oscar foi muito importante, pois sempre me acompanhavam nos exercícios e davam dicas de alimentação. Nunca fui magra, desde criança sempre tive problemas de sobrepeso, mas depois que engravidei nos anos 2000, engordei mais de 30kg”, conta a aposentada.

“Em 2004 fiz uma cirurgia bariátrica onde perdi mais de 50kg, mas em menos de um ano a cirurgia foi desfeita, pois tive complicações. Engordei tudo de novo e foi quando resolvi por conta própria mudar isso. Comecei a me exercitar com ajuda dos professores da Academia da Cidade e cortei alimentos de forma espontânea, mas não recomendo isso porque é preciso fazer com orientação médica”, complementa Carol. 

Agora, com as taxas controladas, Carol mantém a rotina dos exercícios físicos diários no Polo da Academia da Cidade da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana praticando caminhada, corrida e pedalando de bicicleta pela cidade. “Essa iniciativa é muito positiva, pois mostra como se exercitar de maneira correta e com os exercícios físicos certos para cada idade. Além disso, os professores estão sempre buscando o nosso bem estar com a promoção de eventos, palestras e avaliações periódicas. É muito positivo e importante esse trabalho das academias da cidade e dos professores que sempre estiveram à minha disposição para tirar qualquer dúvida”, detalha. 

 O Programa Academia da Cidade (PAC) realiza diversas atividades para promover a saúde física da população. Com 42 polos espalhados pela cidade, as aulas são compostas por atividades como ginástica, danças, jogos e esportes. Os profissionais realizam também avaliação física e oferecem orientação para caminhada e corrida, como também palestras, rodas de diálogos, seminários e atividades culturais com a população. 

“O Programa Academia da Cidade tem uma relevância importante para a saúde física dos recifenses. São 42 polos espalhados pelos bairros da cidade, promovendo a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando a melhoria da qualidade de vida da população”, detalha Tatiana Ferraz, coordenadora geral do PAC. 

A estratégia do PAC é promover a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando à melhoria da qualidade de vida da população recifense.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …