pancadas-de-chuvas-devem-seguir-ate-esta-sexta-(7)-no-litoral-e-agreste,-diz-a-apac

Pancadas de chuvas devem seguir até esta sexta (7) no Litoral e Agreste, diz a Apac

O Recife e cidades da Região Metropolitana registram, na madrugada e manhã desta quinta-feira (6), acumulados moderados de chuva. O bairro da Várzea, Zona Oeste da capital pernambucana, teve o maior índice, com 32,89 mm nas 24 horas contadas até 7h50, segundo o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Meteorologista da agência, Romilson Ferreira explica que esta chuva pode ser considerada “normal”:

“Estamos bem no Litoral e não há, devido à nossa posição, nenhum mês no ano em que a chuva seja zero. Todos os meses do ano chove, mas tem período que chove mais. Mesmo no período mais seco, chove, principalmente devido à proximidade do oceano”

Outubro é o segundo mês da primavera, estação mais seca do ano no Litoral e Agreste de Pernambuco. De acordo com a climatologia histórica, a precipitação média da Região Metropolitana do Recife para outubro é de 49,7 mm, o segundo mês mais seco do ano – atrás apenas de novembro, com 38,7 mm. 

Ainda segundo Romilson, “é normal nesses meses entrarem algumas instabilidades que provocam chuva”. “São chuvas em formas de pancada, que é o que está acontecendo hoje [quinta-feira]. Temos uma instabilidade no oceano que está provocando chuvas”, completou o meteorologista. 

A expectativa da Apac é a chuva seguir até a sexta-feira (7), em forma de pancadas. “Não é uma chuva consistente, que chova forte o dia inteiro. A intensidade varia muito de local. Deve chover entre o Litoral e o Agreste ao longo do dia, com períodos de melhoria, e é possível que chova até amanhã de manhã”, finalizou o meteorologista. 

No bairro do Timbi, em Camaragibe, choveu 24,22 mm nas 24 horas contadas até 8h desta quinta. No Torreão, Zona Oeste do Recife, o índice foi de 21,52 mm no mesmo período. Já em Nossa Senhora da Luz, na cidade de São Lourenço da Mata, a chuva registrada foi de 19,92 mm. No Bonsucesso, em Olinda, choveu 19,29 mm.

Enquanto chove no Litoral e Agreste, para o Sertão há um aviso de umidade baixa emitido pela Apac com validade até 10h30 desta quinta-feira. O monitoramento da agência indica que a umidade relativa do ar se concentra em níveis abaixo de 20%, considerado crítico. 

Veja também

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …