As eleições ocorrem dentro da normalidade em todo o país e nas seções eleitorais no exterior. A informação está no balanço parcial do primeiro turno das eleições gerais de 2022, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, comentou as filas, que algumas vezes são longas. De acordo com ele, filas no horário do almoço são comuns e o voto está garantido para quem estiver na fila até às 17 horas.
Lisboa e Paris, maiores colégios eleitorais fora do país têm longas filas. O comparecimento foi 56% superior aos anos anteriores neste locais. O teste de integridade em 641 urnas foi tranquilo e a previsão é de que a apuração se inicie às 17h. Hoje, 156 milhões de brasileiros podem ir às urnas escolher deputados federal e estadual – ou distrital -, senador, governador e presidente da República.
O Ministério da Justiça também divulgou um balanço parcial do dia, mas, nesse caso, com as ocorrências de crimes relacionados às eleições em todo o país. Desde as primeiras horas deste domingo até às 13h, foram registrados 15 casos de compra de votos ou corrupção eleitoral, 75 ocorrências de boca de urna; nove violações da garantia constitucional de sigilo do voto e sete ocorrências de transporte ilegal de eleitores.
Fonte: Agência Brasil