Neste domingo, primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a ir às urnas nos 26 estados e no Distrito Federal. Este ano tem novidade, o horário de votação será único em todo o país, entre 8h e 17h pelo horário de Brasília.
São 5.570 cidades do país e 181 localidades no exterior com urnas para a votação.
Nestas eleições cinco cargos estão em disputa: deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Dados do TSE apontam que mais de 27,9 mil candidatos estão na disputa nas eleições proporcionais no Brasil. Destes, 10,6 mil concorrem ao cargo de deputado federal, 16,7 mil buscam uma vaga de deputado estadual e outros 610 querem uma vaga no parlamento distrital.
Os candidatos das eleições majoritárias são 1.285. No sistema majoritário ganha quem recebe mais votos. Vão ser escolhidos 27 governadores, 27 senadores e um presidente da República. Se nenhum dos candidatos atingir mais de 50% dos votos válidos, os dois mais votados disputam o segundo turno das eleições.
Pelo sistema proporcional, serão eleitos 513 deputados federais para a Câmara dos Deputados, além de deputados estaduais e distritais para as 26 assembleias legislativas dos estados e a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Para saber o nome dos que vão ocupar as vagas, a conta é diferente. É preciso aplicar os chamados “quociente eleitoral e o quociente partidário”.
Na prática, para saber quem foi eleito, é necessário, ter o resultado de quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada sigla que obteve um número mínimo de votos, verificar quais foram as candidatas e candidatos mais votados.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.