eleicoes:-“zeresima”-atesta-que-a-urna-tem-zero-votos-antes-da-votacao

Eleições: “zerésima” atesta que a urna tem zero votos antes da votação

No próximo domingo (02), antes que o primeiro eleitor se dirija a urna eletrônica para votar nas quase 500 mil seções eleitorais no Brasil e no exterior, o presidente de cada mesa receptora deve emitir a Zerésima. Esse documento é o primeiro boletim de urna, impresso antes da liberação para os eleitores.

A impressão dele comprova que aquela urna específica não tem nenhum voto para nenhuma candidatura antes da eleição começar. O procedimento segue resolução do TSE – o Tribunal Superior Eleitoral. 

O documento, impresso em formato de uma tira de papel, contém toda a identificação de local, zona, seção, data e hora, e atesta que a urna tem “zero voto”. Logo após a impressão, o presidente da mesa, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assinar a Zerésima.

No final do período de votação, às 5 da tarde do domingo, o presidente da seção eleitoral vai imprimir novos boletins de urna, com os votos recebidos no dia. Uma via será fixada na seção e as demais serão repassadas para os representantes dos partidos e para os TREs – os Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados, para que seja feita a contabilização dos votos.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …