No próximo domingo, as eleições gerais vão simbolizar o respeito à democracia e a justiça eleitoral vai assegurar que seja um momento “seguro, transparente e confiável”. É o que garante o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, durante a abertura do ciclo de palestras aos membros da Missão de Observação Eleitoral, da Organização dos Estados Americanos. Segundo Moraes, o direito ao sigilo do voto e ao debate político são protegidos pelo TSE.
Já a presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do TSE, Rosa Weber, defendeu o exercício da imprensa. Segundo ela, esse trabalho “cumpre o papel fundamental de garantir o direito à informação e precisa ser respeitada”. Além disso, Weber destacou que o momento é propício para se destacar a “legitimidade dos resultados eleitorais”.
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, falou também sobre a importância do respeito às leis para garantir a legitimidade das eleições.
Mais de 50 membros da Missão de Observação vão acompanhar até sábado, em Brasília, o ciclo de palestras sobre as eleições, incluindo temas como eleições, mulheres na política, ações afirmativas, democracia e combate à desinformação.
A missão, composta por observadores de 17 países, vai observar as eleições no Distrito Federal e em mais 15 estados. Ao fim do pleito, o colegiado vai apresentar um relatório contendo observações e recomendações para “o fortalecimento dos processos eleitorais no Brasil”.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.