Um vídeo que circula nas redes sociais afirma que uma nova função das urnas eletrônicas, implementada neste ano, poderia anular o voto do eleitor. A informação é falsa. O alerta é do próprio Tribunal Superior Eleitoral.
Pela primeira vez em eleições, toda vez que o eleitor digitar o número de um dos candidatos, uma mensagem no canto inferior da tela vai aparecer pedindo para a pessoa conferir se o número está correto. A medida é para evitar votos errados.
No vídeo que circula nas redes sociais, o narrador mente dizendo que é preciso esperar que essa mensagem suma antes de apertar o botão confirma, caso contrário o voto seria anulado. Isso não é verdade.
Basta o eleitor aguardar 1 segundo, enquanto a mensagem está piscando, tempo necessário apenas para conferir se o número está correto. Em seguida, o eleitor deve pressionar a tecla confirma, quando então a urna emite um som curto, antes de passar para o próximo cargo que a pessoa deve escolher.
É importante ficar atento às fake news sobre urnas eletrônicas. Qualquer dúvida, consulte a página do TSE na internet e, no dia da votação, é possível pedir informação aos responsáveis pela seção eleitoral.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.