Pelo segundo ano consecutivo, a embarcação Ohana 28 (RJ) mostrou a força feminina na Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A maioria absoluta da tripulação do veleiro carioca foi formada por mulheres, sete das dez pessoas, sendo o barco com a maior presença feminina da atual edição da maior regata oceânica da América Latina. Assim como em 2021, Ohana 28 (modelo Jeanneau SO 509 – Classe RGS A) conquistou a premiação do barco com o maior percentual de mulheres este ano.
A embarcação pertence ao casal Juliana e Roberto Monteiro, que juntos com as filhas Valentina e Maria, de 14 e 11 anos de idade, respectivamente, além de outros familiares e amigos (as), entre eles o Capitão Marcos Melo, com mais de 39 travessias do Atlântico, enfrentaram a missão de percorrer 300 milhas náuticas (560 km), do Marco Zero do Recife até o Arquipélago de Fernando de Noronha. O veleiro foi o 12ª a cruzar a linha de chegada dentre os 81 barcos, completando o trajeto em 40h02min10, na última segunda-feira (26/09), quando passou pelo Mirante Boldró, em Noronha.
“Ohana 28 significa família em havaiano, família de alma, de amizade, e 28 é o nosso número da sorte. Na travessia, a gente se diverte mesmo com os perrengues, um deles é o dramin (remédio) de seis em seis horas que tomamos preventivamente”, conta Juliana.
O barco do Rio de Janeiro reuniu velejadoras (es) cariocas, de Florianópolis (SC), de São Paulo (SP) e até do exterior, da Colômbia.
“Tive câncer de mama em 2018 e durante o tratamento acabei ficando longe da família quase um ano entre idas e vindas. Passado o susto, começamos a procurar algum lugar onde a família pudesse ficar bem juntinha para recuperar o tempo perdido e consequentemente recomeçar, de preferência longe dos celulares. Amamos a natureza, então pensamos logo num veleiro. E foi com o incentivo e apoio do capitão Marcos Melo que entramos no mundo da vela e ficamos apaixonadas pela comunidade náutica. Que esse prêmio possa trazer cada vez mais mulheres a se aventurar e curtir a natureza a bordo de um veleiro”, disse Juliana.
A tripulação do Ohana 28 agradece ao Cabanga, Fernando de Noronha, pousada Morena pela ótima estadia, aos velejadores (as) e a Cia Marítima pelo lindo presente recebido no pódio.
Confira a tripulação do Ohana 28 (RJ)
Daniela Martins
Henrique Melo
Juliana Monteiro
Marcos Melo
Maria Isabel Antunes
Maria Monteiro
Rafaella Sepulveda
Roberto Monteiro – comandante
Valentina Monteiro
Veronica Vahos
Veja também
Futebol Internacional Fórmula 1Marrocos pede que Adidas retire novas camisas da seleção da Argélia
Verstappen chega ao GP de Singapura com chances de ser campeão da F1
Fonte: Folha PE