Representantes de seis partidos políticos e de entidades fiscalizadoras conheceram nesta quarta-feira (28) a sala de acompanhamento da totalização de votos, no Tribunal Superior Eleitoral. Entre as autoridades presentes, estavam o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o Presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.
É uma sala comum com computadores onde trabalham cerca de 20 servidores no monitoramento dos sistemas de totalização. Em caso de necessidade, eles podem dar suporte aos Tribunais Regionais Eleitorais, por exemplo, se os dados estiverem chegando muito devagar.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou que a sala não é “secreta, nem escura” e não faz a contagem dos votos.
A representante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Daniela Teixeira, uma das entidades fiscalizadoras, disse que a visita dá mais transparência ao processo eleitoral.
No domingo (02), dia da votação, a sala de totalização vai ser aberta a partir das 4 e meia da tarde para que as entidades fiscalizadoras e os partidos possam acompanhar os trabalhos.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.