- Sean Coughlan
- Repórter da BBC News sobre Família Real
O monograma do rei Charles 3º foi revelado — uma imagem que será usada por departamentos do governo, em documentos de Estado e caixas de correio.
O símbolo foi escolhido pessoalmente pelo rei, a partir de uma série de desenhos produzidos pelo College of Arms.
O monograma combina sua inicial “C” com a letra “R” de Rex, que significa rei em latim, mais o algarismo romano III que faz referência a terceiro.
O emblema, que é a identidade visual do novo reinado, substitui o E II R da rainha Elizabeth 2ª.
Haverá outras mudanças pela frente para marcar o reinado do novo monarca:
- O Banco da Inglaterra, banco central inglês, diz que novas notas bancárias com o retrato do rei Charles 3º devem “entrar em circulação em meados de 2024”, mas a imagem deve ser revelada antes do fim deste ano;
- Novas moedas serão produzidas, segundo a Casa da Moeda, e vão aparecer “de acordo com a demanda dos bancos e correios”. Não há data definida para quando vão estar em uso, mas uma imagem das novas moedas com o rei será divulgada antes de entrarem em circulação;
- Há uma tradição, segundo o Museu da Casa da Moeda, que o perfil de um novo monarca nas moedas fique voltado para a direção oposta do seu antecessor;
- As notas e moedas existentes vão continuar válidas, com as notas e moedas de Charles e Elizabeth sendo usadas em paralelo. A Casa da Moeda diz que há aproximadamente 27 bilhões de moedas do reinado da rainha Elizabeth 2ª em circulação;
- O Royal Mail, serviço de correio do Reino Unido, afirma que novos selos com o rei Charles “vão entrar em circulação assim que os estoques atuais de selos se esgotarem”.
Mas uma série de quatro selos em memória da rainha Elizabeth 2ª será lançada em novembro, mostrando retratos da monarca feitos em diferentes fases do seu reinado.
Com o fim do período oficial de luto real, o novo monograma do rei Charles será usado pela primeira vez.
O monograma pessoal do novo monarca será aplicado pela primeira vez na sala de correspondências do Palácio de Buckingham nesta terça-feira (27/09), quando será usado para identificar cartas da Royal Households, organização que oferece suporte à família real.
É uma imagem que vai começar a ser usada mais amplamente — de uniformes e itens de papelaria oficiais a prédios públicos.
Existe uma versão separada do monograma para a Escócia, que apresenta a Coroa Escocesa.
Mas não haverá uma mudança repentina nas caixas de correio.
Ainda existem caixas em uso que datam do reinado da rainha Vitória, dos reis Edward 7º, George 5º e 6º — os emblemas originais permanecem até que as caixas precisem ser substituídas.
Quase 70 mil caixas de correio — aproximadamente 60% do total — são atualmente do reinado da rainha Elizabeth 2ª. Há apenas cerca de 170 restantes do curto reinado de Edward 8º, que abdicou em 1936.
As caixas já em construção ou prontas para instalação vão continuar a ter o monograma da falecida rainha, segundo o Royal Mail.
No caso dos monogramas reais que aparecem em edifícios, caberá a cada organização decidir individualmente quando ou se serão atualizados.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Você precisa fazer login para comentar.