bandeiras,-manifestacao-coletiva-e-colinha:-veja-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-no-dia-da-eleicao

Bandeiras, manifestação coletiva e colinha: veja o que pode e o que não pode no dia da eleição

Eleitoras e eleitores de todo o Estado vão às urnas no próximo domingo (2) para escolher seus novos representantes. 

A Justiça Eleitoral reforça a importância de que todos estejam cientes do que é permitido ou proibido no dia da votação. 

Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibilizou uma cartilha com o detalhamento dessas informações.

Entre os tópicos citados pelo documento, estão as manifestações individuais e silenciosas do eleitor. É permitido, por exemplo, ir às ruas e ao local de votação portando bandeiras, broches, adesivos, camisetas e bonés com alusão ao candidato de preferência. 

Por outro lado, são vetadas no dia da eleição as manifestações ruidosas e coletivas, bem como aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

Colinhas com os números dos candidatos também podem ser levadas. É importante lembrar também a ordem de votação: primeiro, o eleitor escolhe o deputado federal; em seguida, o deputado estadual; o terceiro voto é para senador; o quarto, para governador; e o último voto vai para presidente. 

Confira todas as regras na cartilha do TRE-PE:

Veja também

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …