- Bernd Debusmann Jr e Kayla Epstein
- BBC News
O ex-presidente americano Donald Trump e três de seus filhos foram denunciados em um processo de fraude após uma investigação sobre os negócios da família em Nova York.
A denúncia acusa a Trump Organization, empresa da família do republicano, de cometer “numerosos” atos de fraude entre os anos de 2011 e 2021.
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, pediu à Justiça que impeça Trump e seus filhos de atuarem como executivos ou diretores em qualquer negócio no Estado de Nova York.
A Trump Organization negou qualquer irregularidade.
O ex-presidente e a Trump Organization são acusados de distorcer o valor de imóveis para conseguir empréstimos bancários com condições mais favoráveis.
“Com a ajuda de seus filhos e altos executivos da Trump Organization, Donald Trump inflacionou falsamente seu patrimônio líquido em bilhões de dólares para enriquecer ilegalmente e enganar o sistema”, disse James em comunicado.
James, que é a procuradora mais antiga de Nova York, está pressionando para que a empresa do ex-presidente seja impedida de se envolver em futuras transações imobiliárias no estado.
Nos últimos dias, ela está enviando várias acusações criminais para promotores federais e para a Receita Federal dos Estados Unidos.
Além de Donald Trump, James acusou os três filhos mais velhos do ex-presidente – Donald Trump Jr, Ivanka e Eric – como supostamente cúmplices da fraude.
O anúncio ocorreu depois de a procuradora rejeitar formalmente uma oferta de acordo para encerrar a longa investigação civil sobre as práticas de negócios da empresa e da família Trump.
A procuradora-geral disse que pretende recuperar cerca de US$ 250 milhões (por volta de R$ 1,2 bilhão), que seria o valor resultante da suposta fraude cometida pela companhia.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Você precisa fazer login para comentar.