Uma multidão acompanhou, ontem (16), a primeira noite de programação do Festival Recife Cidade da Música, promovido pela Prefeitura do Recife. A festa gratuita continua hoje (17), a partir das 15h, com cortejo de agremiações e mais seis shows, de atrações como Fim de Feira, Silvério Pessoa e Ave Sangria. O domingo será dos bambas, comandado por Gigante do Samba, Gabi do Carmo e Gerlane Lops, entre outros. (Fotos: Marcos Pastich/PCR)
O Recife, suas multidões e seus acordes se encontraram na noite de ontem, na Praça do Arsenal, para celebrar a abertura do Festival Recife Cidade da Música. Uma entusiasmada e heterogênea plateia, que crescia a cada apresentação, acompanhou os quatro primeiros shows da programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A festa gratuita e a céu aberto, que celebra a produção e a profusão musical da capital pernambucana, chancelada Cidade da Música pela Unesco, continua hoje (17), com mais seis apresentações no palco, além de cortejo de agremiações da cultura popular pelo Recife Antigo.
A programação começa já já, a partir das 15h, com o desfile de orquestras e passistas, afoxé e maracatu, entre eles os patrimônios vivos do Recife Zenaide Bezerra e o Pierrot de São José. O desfile sairá da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus.
A partir das 16h, mais seis atrações irão se apresentar no palco do Festival, que roubou a cena no primeiro dia de apresentações. Montado ao lado da Praça do Arsenal, a estrutura fica entre as ruas do Observatório e do Bom Jesus, em 180° graus, com boca de cena aberta para as duas vias. É o primeiro palco com frente dupla montado pela Prefeitura do Recife, para assegurar visibilidade a todos os públicos e todos os ritmos da cidade
Lá em cima, a festa começa com a “instiga” de sotaque nordestino da banda Fim de Feira e segue animada com o som plural de Erica Natuza. Sobem ao palco ainda a música, a palavra e as raízes populares de Silvério Pessoa; todo sentido, potência e bossa de Larissa Lisboa; o encontro de milhões de inspirações e talentos da Orquestra Malassombro; e a eterna psicodelia recifense da Ave Sangria.
Amanhã (18) o Festival começa de novo às 15h, desfilando as tradições do Maracatu Nação Cambinda Estrela, Afoxé Obá Iroko e Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte. No Arsenal, o domingo será do samba e ninguém tasca – nem fica parado. A partir das 16h, cuícas e pandeiros embalarão a festa da música recifense na Praça do Arsenal, sob o comando dos bambas da Gigante do Samba, além de Belo Xis e Wellington do Pandeiro, Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e Gerlane Lops
O Festival Recife Cidade da Música continua entre os próximos dias 21 e 25, na Rua da Moeda e na mesma Praça do Arsenal, animada por mais dezenas de atrações, com direito a brega, forró, além, claro, de muito frevo, patrimônio a ser sempre celebrado em sua geografia nativa.
Confira a programação:
FESTIVAL RECIFE CIDADE DA MÚSICA
16, 17 e 18, 21, 22, 23, 24 e 25 de setembro
Na Praça do Arsenal
SÁBADO (17)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus. Com a participação de:
Contemporânea Frevo Orquestra
Cia de Dança e Teatro Renovação 100% Show
Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José
Candeias Frevo Orquestra
Passista Zenaide Bezerra
Praça do Arsenal
16h – Fim de Feira
17h20 – Erica Natuza
18h40 – Silvério Pessoa
20h – Larissa Lisboa
21h20 – Orquestra Malassombro
22h40 – Ave Sangria
DOMINGO (18)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus. Com a participação de:
Maracatu Nação Cambinda Estrela
Afoxé Obá Iroko
Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte
Praça do Arsenal
16h – Gigante do Samba
17h20 – Belo Xis/Wellington do Pandeiro
18h40 – Karynna Spinelli
20h – Gabi do Carmo
21h20 – Gerlane Lops
QUARTA-FEIRA (21)
Moeda
Cena Peixinhos
QUINTA-FEIRA (22)
Praça do Arsenal
18h – Isaar
19h – Forró na Caixa
20h20 – Almério
21h40 – Siba
23h – Alceu Valença
Moeda
Hip Hop
SEXTA-FEIRA (23)
Praça do Arsenal
19h – Lekinho Campos
20h20 – Os Neiffs
21h40 – Bateu a Química
23h – MC Tocha
Moeda
PréAmp
SÁBADO (24)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus
Praça do Arsenal
16h – Nena Queiroga
17h20 – Maestro Forró
18h40 – André Rio
20h – Michelle Melo
21h20 – Spok
22h40 – Almir Rouche
Moeda
PréAmp
DOMINGO (25)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus
Praça do Arsenal
16h – Bloco Afro Daruê Malungo
17h20 – Combo X
18h40 – Devotos
20h – Faces do Subúrbio
Moeda
Pré no Reggae