Ao longo do sábado (17), os agentes de saúde ambiental e controle de endemias inspecionarão cerca de 3,3 mil imóveis entre residências e pontos estratégicos. (Foto: Ikamahã/SESAU)
Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife vai realizar mais um mutirão de prevenção das arboviroses, dessa vez, nos bairros da Várzea, Curado, ambos na Zona Oeste, Boa Viagem, na Zona Sul, e Nova Descoberta, na Zona Norte. Ao longo deste sábado (17), os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município devem inspecionar cerca de 3,3 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, para identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais também passarão orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar cerca de 900 imóveis em cada um dos bairros. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, e será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. No último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), as áreas escolhidas para as ações apresentaram um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.
Nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.
Os asaces ainda visitarão mais de 14 locais classificados como Pontos Estratégicos, entre eles os Cemitérios Parque das Flores, no Barro, e da Várzea. Outros exemplos são borracharias e ferros-velhos, ou seja, imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, os agentes farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.
BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.