O ano de 2021 está acabando, mas o cuidado com o meio ambiente precisa ser constante. Com a aproximação dos festejos de final de ano, a conscientização do consumo responsável necessita ser redobrada em relação ao controle e diminuição do uso de itens feitos de plástico. Com esse foco, nesse final semana, a Prefeitura Municipal de Ipojuca, por meio da Agência de Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, realizou uma ação educativa com a finalidade mobilizar os estabelecimentos do município e a população em geral para evitar o uso desnecessário desses utensílios na cidade.
A ação está ancorada na Lei nº 1.931/19, que já está em vigor. O trabalho foi apenas de conscientização. Nas abordagens, os servidores municipais deixaram claro que o objetivo da iniciativa era um trabalho de conscientização para garantir o cumprimento da lei. Após essa atividade de orientação, os estabelecimentos que forem notificados pelos órgãos terão um prazo para se adequar à nova regra. Depois desse prazo, quem for flagrado oferecendo canudos plásticos para seus clientes poderá ser multado.
“Não podemos esquecer que mais de 85% do lixo marinho é formado por plástico que prejudica todo ecossistema marinho, e que reflete diretamente também na nossa existência”, destacou a presidente da AMMA, Sabrina Rodrigues. Além dos canudos de plástico, o trabalho também orientou para o uso responsável de produtos como sacolas, pratos e copos descartáveis.
crédito das fotos: Divulgação Semac e AMMA