O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e o governo do estado assinaram nesta quinta-feira acordo para manter o projeto Eleições Acessíveis no pleito deste ano.
O projeto criado durante as últimas eleições municipais, em 2020, é uma iniciativa pioneira do TRE pernambucano em parceria com a gestão estadual, e disponibiliza serviço gratuito de transporte porta-a-porta de eleitores com deficiência visual, auditiva, com restrição de mobilidade, usuários de cadeira de rodas e autistas.
24 veículos adaptados vão atender, além da capital Recife, as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
O convênio de cooperação entre a Justiça Eleitoral de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado vale para os dois turnos das eleições, se houver. A secretaria estadual fica responsável por ceder os veículos adaptados e o Tribunal informa os roteiros para as residências dos eleitores e seus locais de votação. A estimativa é atender 250 eleitores no dia 2 de outubro.
O Coordenador da comissão multidisciplinar de acessibilidade do TRE de Pernambuco, Acácio Leite, explica como o eleitor poderá solicitar o serviço.
De acordo com o TRE de Pernambuco, para as eleições deste ano, o estado tem 36.136 eleitores que declararam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, um aumento de 5.425 eleitores em relação a 2020.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.