Neste domingo (18), o Observatório de Turismo do Recife, em parceria com o Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT), realiza pesquisa de perfil socioeconômico
do turista LGBT
Entendendo as demandas e conhecendo melhor as expectativas dos viajantes que chegam na cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realizará uma pesquisa de perfil socioeconômico do turista LGBT. O levantamento será realizado durante a 21a edição da Parada da Diversidade, que será neste domingo (18), na Avenida Boa Viagem.
O levantamento será realizado por meio de uma parceria do Observatório de Turismo do Recife (OTREC) e o Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre as perguntas da pesquisa, estão a origem (estado de residência), faixa etária, a identidade de gênero, sexualidade, grau de escolaridade, renda familiar, entre outros.
Pesquisas deste tipo são essenciais para o desenvolvimento do destino turístico. A partir dos dados coletados, é possível fomentar o turismo e criar políticas públicas para o segmento. O questionário é uma adaptação do instrumento de coleta sobre a Parada da Diversidade utilizado pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo. A aplicação da pesquisa in loco será feita através da distribuição de adesivos, por alunos voluntários do DHT, com QR code da pesquisa. Ela ficará disponível até o dia 30 de setembro de 2022.
Por conta da pandemia, a Parada da Diversidade viveu um hiato de dois anos. A organização do evento tem uma expectativa de público de 500 mil pessoas. Serão 10 trios elétricos proporcionando essa manifestação pública e celebrando os direitos da população LGBTQIA .
OTREC – O Observatório de Turismo do Recife (OTREC) funciona como motor de acompanhamento do cenário do turismo local e tem como objetivo viabilizar o monitoramento e análise dos dados primários e secundários disponibilizados pelas entidades parceiras e fontes de pesquisas. É uma iniciativa da Prefeitura do Recife e está dentro da Secretaria de Turismo e Lazer.
Em sua estrutura, conta com o hotsite http://observatorioturismo.visit.recife.br, onde é disponibilizado todo o conteúdo produzido, tais como: Indicadores – taxa de ocupação hoteleira, movimentação de passageiros, entre outros; Boletins – redes sociais, anuários, boletins mensais, trimestrais e semestrais; entrevistas realizadas com representantes de entidades parceiras; notícias relacionadas aos dados do setor; e estudos – pesquisas e artigos referentes ao cenário do turismo no Recife.