Segunda edição do evento terá programação realizada em diversos pontos da cidade para o público LGBTQIA . (Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde do Recife)
Com o objetivo de acolher e orientar o público LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Queer, Intersexuais, Assexuais), além de fortalecer a Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai promover, durante todo o mês de setembro, o Mês da Diversidade na Saúde. Com uma série de atividades voltadas para este público, o mês foi escolhido por serem festejadas, nesse período, as paradas da diversidade em todo o estado. Esta é a segunda edição do evento.
Serão realizadas oficinas sobre gênero, sexualidade e saúde dessa população. Além disso, a Sesau vai levar ações de saúde para população negra, LGBTQIA e de terreiro, como aferição de pressão e glicemia, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimentos clínicos; palestras e rodas de conversa (confira a programação completa abaixo).
Os profissionais de saúde do município também irão participar da 21ª Parada da Diversidade de Pernambuco, em Boa Viagem, neste domingo (18), e da Parada da Diversidade do Recife, no bairro de Dois Unidos, que acontecerá no dia 25/09. Nestes eventos, serão feitas abordagens com os participantes sobre promoção e prevenção em saúde e também distribuição de materiais para a divulgação dos Ambulatórios de Referência no cuidado da População LGBTQIA no município.
O Mês da Diversidade na Saúde foi criado em uma parceria da Política de Atenção à Saúde Integral da População LGBT, dos profissionais dos oito distritos sanitários e dos movimentos sociais. Na programação, também se destaca a realização do Projeto Colorindo os Terreiros, pensado conjuntamente com a Política de Atenção à Saúde Integral da População Negra, que tem como finalidade oportunizar espaços de discussões e reflexões sobre temas relacionados à Saúde da População Negra e LGBT das religiões de matriz Africana e Afro-brasileiras, proporcionando a promoção, prevenção e divulgação da assistência em saúde.
AMBULATÓRIO LGBT – O Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, foi aberto pela Sesau Recife em 2017, sendo o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional formada por médicos e psicóloga, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço, que tem capacidade para realizar em torno de 100 atendimentos por semana, oferece exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (terapia hormonal), adequado à necessidade do usuário e da usuária. Além desses serviços, a partir de outubro de 2021, o ambulatório passou a ofertar o acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV, que consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.
AMBULATÓRIO LBT – Já o Ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife, no Curado, foi inaugurado em 2016 e atende mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais. A mulher pode conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. Para isso, basta se dirigir ao HMR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento da ginecologia acontece nas segundas e quartas-feiras. Para além do atendimento médico, é possível ter acesso ao serviço de psicologia e outras especialidades ofertadas no Hospital. É importante lembrar que só são atendidas pacientes munícipes do Recife.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM CIDADANIA LGBT – O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência LGBTfóbicas. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.
Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.
Confira a programação completa:
15/09 – Caps Esperança – Rua José Carvalheira, 415, Tamarineira (8h às 12h): Oficina sobre gênero, sexualidade e saúde da população LGBTQIA e as implicações na saúde mental.
15/09 – Policlínica Salomão Kelner – Estrada Velha de Água Fria, s/n, Tamarineira (8h às 12h): Ação de saúde em alusão ao Mês da Diversidade na Saúde.
15/09 – UNICAP – Auditório Dom Helder Câmara, na Boa Vista (18h30 às 21h): Palestra “LGBTQIAPN fobia e Saúde Mental: não ignore um pedido de ajuda. Fique atento/a/e aos sinais. Todas as vidas importam”.
16/09 – Upinha Eduardo Campos – Rua Itabira, S/N, Bomba do Hemetério (8h às 12h): Ação de saúde em alusão ao Mês da Diversidade na Saúde.
18/09 – 21 ª Parada da Diversidade de Pernambuco – Parque Dona Lindu (9h às 12h): Abordagem ao público LGBTQIA sobre promoção e prevenção em saúde e divulgação da rede especializada.
19/09 – USF Alto do Capitão – Rua Tupiraçaba, S/N, Dois Unidos (14h às 17h): Oficina sobre gênero, sexualidade e saúde da população LGBTQIA .
21/09 – Upinha Dra.Fernanda Wanderley – Rua Uriel de Holanda, s/n, Linha do Tiro (8h às 12h): ação de saúde em alusão ao mês da diversidade na saúde.
22/09 – Terreiro de Mãe Nete de Oxum, em Dois Unidos (9h às 12h): Projeto Colorindo os Terreiros – Ação de saúde para população negra, LGBTQIA e de terreiro.
23/09 – Terminal de ônibus de Dois Unidos – R. João Cavalcanti Petribu, 52-104 (17h às 20h30): Bora Testar! – Abordagem ao público LGBTQIA sobre promoção e prevenção em saúde e testagem rápida e aconselhamento sobre as ISTs.
23/09 – Escola Dr. francisco Pessoa de Queiroz – Av Hidelbrande de Vasconcelos, S/N, Dois Unidos (8h às 12h): Ação de saúde em alusão ao Mês da Diversidade na Saúde e mobilização para a Parada da Diversidade do Recife.
24/09 – Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP ) – Av. Manoel Borba, 545, Boa Vista (10h às 12h): Roda de Diálogos “Saúde na Diversidade LGBTQIAP ”.
25/09 – Parada da Diversidade do Recife de Dois Unidos (14h às 17h): Abordagem ao público LGBTQIA sobre promoção e prevenção em saúde e divulgação da rede especializada.
28/09 – Uninassau – R. Guilherme Pinto, 114, Graças (14h às 17h): Roda de Conversa: “Políticas para a população LGBTQIA ”.