sindmetro-deve-notificar-mpt-e-cbtu-ate-esta-sexta-(9);-quantidade-de-composicoes-sera-fiscalizada

Sindmetro deve notificar MPT e CBTU até esta sexta (9); quantidade de composições será fiscalizada

Após o decreto de estado de greve acordado durante assembleia na última terça-feira (6), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Pernambuco (Sindmetro-PE) deve enviar denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e notificar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) até esta sexta-feira (9).

De acordo com o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a partir de agora, a entidade fiscalizará, diariamente, a quantidade de composições em circulação, com o objetivo de evitar o funcionamento ainda mais lotado dos equipamentos e preservar a segurança dos usuários.

“Estamos atuando no limite. Atualmente, oito composições atuam na Linha Centro e seis na Linha Sul. Abaixo disso, nós não vamos operar, porque a composição fica superlotada e a via está insegura pela falta de manutenção. Nós vamos estar todos os dias nas estações para verificar quantos maquinários vão funcionar. Esse acompanhamento seguirá até o número de composições aumentar”, afirmou Luiz Soares, informando que o ideal seriam 12 composições na linha Centro e oito na linha Sul.

Ainda de acordo com o presidente do Sindmetro-PE, 170 mil pessoas usam o metrô do Recife diariamente, número inferior aos 400 mil usuários diários registrados nos últimos anos. Assim como a diminuição no número de passageiros, o quantitativo de trens também é, nos dias atuais, inferior a necessidade da população, devido a falta de investimentos em manutenção dos equipamentos.


 



“Antes, o intervalo entre os trens era de 3, 4 minutos. Hoje, temos um intervalo de 15 a 20 minutos. Cerca de 15 composições estão paradas aguardando manutenção. Cada composição tem capacidade de suportar de mil a 1.100 usuários. Hoje, o equipamento tem levado cerca de 1.400 pessoas por máquina. Aí não tem jeito. Com as vias irregulares e a superlotação, vai acabar acontecendo um desastre“, alertou Luiz Soares.

Ainda de acordo com o sindicalista, para requalificar todo o sistema, é necessário investimento de R$ 2 bilhões. Valor muito abaixo do orçado anualmente para a CBTU, de R$ 280 milhões.

“Temos um relatório com mais de 80 páginas mostrando como está a via e o sistema. Vamos denunciar ao Ministério Público do Trabalho e notificar a CBTU. Não podemos colocar a população em risco eminente a um possível desastre por causa de superlotação, já que a via não aguenta mais, por falta de manutenção”.

Em Pernambuco há, segundo Luiz Soares, 1.560 metroviários concursados e cerca de 500 contratados para serviços de segurança e limpeza.                                                                                                            

Veja também

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …