A seleção masculina de vôlei segue na busca pelo tetracampeonato mundial. Nesta terça-feira (06), em Gliwice (Polônia), os brasileiros derrotaram o Irã por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/22 e 25/23, após uma hora e 12 minutos de partida, pelas oitavas de final da competição.
Com 100% de aproveitamento após quatro jogos (três deles na fase de grupos), o Brasil retorna à quadra nesta quinta-feira (8), às 12h30 (horário de Brasília), contra a rival Argentina, novamente em Gliwice. O duelo reedita a disputa pela medalha de bronze da Olimpíada de Tóquio (Japão), vencida pelos argentinos.
O cubano naturalizado brasileiro Leal, com 20 pontos, liderou a vitória dos comandados de Renan dal Zotto. O também ponteiro Rodriguinho, que substituiu o lesionado Lucarelli, anotou oito pontos, cinco no primeiro set, em que foi o destaque da equipe verde e amarela. No lado iraniano, os ponteiros Amirhossein Esfandiar e Mohammad Javad Manavinejad, com oito pontos cada, foram os principais jogadores.
O Brasil pode chegar à final do Mundial pela sexta vez seguida, sendo campeão em 2002 (superando a Rússia), 2006 (Polônia) e 2010 (Cuba) e vice em 2014 e em 2018 (ambos com derrota para os poloneses). Caso levem o tetracampeonato, os brasileiros se isolarão como maiores vencedores em atividade e segundos na história, atrás somente da extinta União Soviética, que conquistou o troféu seis vezes.
As quartas de final começam nesta quarta-feira (7), com Itália e França se enfrentando em Liubliana (Eslovênia), às 12h30. Depois, às 16h, também na capital eslovena, os donos da casa encaram a Ucrânia. Na quinta, na sequência do jogo do Brasil, às 16h, tem Polônia e Estados Unidos, em Gliwice.
As semifinais estão marcadas para sábado (10), com jogos às 13h e 16h, em Katowice (Polônia). A disputa pelo terceiro lugar (13h) e a decisão (16h) serão no domingo (11), na mesma cidade polonesa
Veja também
Sport Champions League Com campanha fraca fora de casa, Fabinho quer vitória contra Ponte para Sport dar “sprint final”
PSG derrota Juventus na estreia da Champions League com dois gols de Mbappé e assistência de Neymar
Fonte: Folha PE