A Semana Cívica de Ipojuca tem sido marcada pela emoção e pela presença dos alunos da rede municipal. Na última sexta-feira (02), os Desfiles Cívicos aconteceram em Porto de Galinhas e em Serrambi. O tema deste ano é “Educação para uma cultura de paz: Equidade e valores humanos”. O evento iniciou com a tradicional revista da Guarda Municipal pela prefeita do Ipojuca, Célia Sales, a vice prefeita, Patrícia Alves e o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais. Os hinos foram tocados pela Banda Santa Cecília, seguida pela Guarda Municipal. A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, a vice-prefeita, Patrícia Alves, os secretários e vereadores do Ipojuca se fizeram presentes para assistir aos desfiles das escolas.
Os representantes das escolas foram homenageados e receberam das mãos das autoridades presentes os troféus de participação. Alguns também homenagearam a prefeita, a vice e os secretários de Educação e da SDS. Em Porto, a escola que estudava a menina Heloysa Gabrielle (falecida durante uma operação da polícia militar no dia 30 de abril), fez grande homenagem e a família da menina subiu ao palco para ser homenageada pela prefeita, momento de grande emoção no desfile. Também se apresentaram as escolas da zona rural, e as bandas de música das escolas de Porto.
No ano do bicentenário da independência do Brasil e após dois anos sem a realização dos desfiles por causa do período de pandemia, também foram homenageados os alunos da educação inclusiva da Escola Manoel Uchôa. Em Porto, o final do desfile ficou por conta dos alunos da Escola Maria José Ferreira de Oliveira, da Praia de Maracaípe, seguidos pela Banda Comunitária Fênix. Em Serrambi o desfile foi encerrado pela “Banda voluntária new age” e com a prefeita e outras autoridades descendo do palco para abraçar as pessoas. Na próxima segunda-feira (05) será a vez do desfile do distrito de Camela, às 15h e no feriado do dia 07 serão 2 eventos: um em Ipojuca Centro, às 8h, e o outro às 15h em Nossa Senhora do Ó.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom