O município de Garanhuns iniciou nesta segunda (29), as atividades da Semana do Bebê 2022, que tem como tema “Todos pela primeira infância: O começo da vida é aqui!”. Para a realização das atividades, estão envolvidas as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), em uma parceria com o Selo Unicef. A abertura foi realizada no auditório do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), em ação que também marcou o encerramento da programação do ‘Agosto Dourado’, mês voltado ao incentivo à amamentação para pleno desenvolvimento das crianças.
O prefeito Sivaldo Albino participou da abertura, e registrou os trabalhos desenvolvidos pelo município em prol da primeira infância. “Em Garanhuns estamos desenvolvendo projetos, com espaços públicos voltados para o lazer e prática de esportes que vão contemplar não apenas as crianças, mas todas as idades. Além disso, estamos empenhados em inaugurar as creches municipais, que são obras inacabadas da gestão passada, e agora serão entregues para a população, beneficiando milhares de famílias de uma forma geral”, destacou. O momento contou ainda com a presença do vereador Juca Viana; das secretárias de Educação, Wilza Vitorino; de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira; da coordenadora do Cesmuc, Gabriela Ribeiro; e da articuladora do selo Unicef em Garanhuns, Rita de Cássia.
Também acompanharam as atividades professores, assistentes sociais, enfermeiras e outros profissionais do município. O momento contou ainda com a inauguração da sala de testes neonatais no Cesmuc, e uma palestra sobre ‘Plano municipal pela primeira infância’, com a coordenadora da Rede Nacional da Primeira Infância, Cida Freire. “Garanhuns sai a frente nesta política da primeira infância, e a importância está justamente no que a gente viu hoje, com vários setores da administração pública, sociedade civil e famílias, participando de uma atividade que vai dizer o que é um Plano Municipal pela Primeira Infância; um documento que busca diminuir desigualdades sociais”, afirmou.
A programação da Semana do Bebê em Garanhuns segue até o dia 02 de setembro, e conta ainda com discussões intersetoriais, sobre mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê. Os temas serão debatidos por meio de diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Vinicius Vilela (PMG)