pgj-participa-da-celebracao-dos-197-anos-da-pmpe

PGJ participa da celebração dos 197 anos da PMPE

26/08/2022 – O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, participou, nesta sexta-feira (26), do lançamento do Projeto Recomeçar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).  O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial de Pernbuco (ESMAPE).

A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a reinserção das mulheres que ingressam no sistema prisional e auxiliar na construção de um novo olhar sobre o tema. Ela envolve ações como a produção de cartilha com orientações e esclarecimentos às mulheres encarceradas e seus familiares.

Durante o evento, foi apresentado o projeto Retratos de Mãe, da fotógrafa Andréa Leal, que realizou registros de gestantes e mulheres já com seus bebês dentro da colônia penal.

O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, que não pôde comparecer ao evento, enviou uma mensagem em vídeo. “A proposta é elevar a autoestima das mulheres que se encontram encarceradas. Nós, que atuamos na área da Justiça, temos que abracar essa ideia e ajudar na ressocilizacão”, declarou.

Já a coordenadora estadual da Mulher em  Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPE, desembargadora Dayse Maria de Andrade Costa Pereira, comentou sobre os desafios que envolvem o tema. “Trabalhar com o encarceramento é algo muito delicado e, no caso das mulheres, isso ganha uma proporção muito maior. Mas, precisamos avançar”, pontuou.

Também estiveram presentes no evento a promotora de Justiça Bianca Stella, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM); Paulo Lapenda, corregedor-geral do MPPE; Ivana Botelho, coordenadora do GT Racismo; a ouvidora do MPPE, Selma Magda; e ainda Deluze Amaral, presidente da Associação do MPPE (AMPPE).

About Redação

Veja também

Ítalo Sena apresenta Espetáculo Duas Conversas no Samuel Campelo, em Jaboatão Centro

Após lotar salas de teatro de todo o Brasil, Ítalo Sena, conhecido como o rei …